Sacaninha....

Ser mãe é um papel muitas vezes ingrato. É ingrato que carregues a criança durante 9 meses (quase 10) suportando enjoos, mau estar, pés inchados, calores descontrolados, e tudo isto sem que alguém se digne sequer a ceder-te um lugar sentada. É ingrato, carregar a cria 9 meses para ela nascer com a cara do pai... É ingrato passares o dia 100% focada numa criança para o pai chegar a casa e dizer "Então o que é que andaste a fazer o dia todo?"... É ingrato por muitos motivos!
Depois é ainda ingrato na fase das gracinhas. Costumo dizer que os filhos adoram desmentir as mães... O meu por exemplo, passava muito tempo acordado, um dia deixo-o na minha mãe e o sacaninha dorme a tarde toda! Mas quantas e quantas vezes não ouvimos as mães dizerem, "Ele já diz adeus, diz lá filho... Adeeeeuuussss!!! Diz Xau, diz!" E os sacaninhas nada!
Adoram desmentir-nos!
A cria cá de casa começa agora a fazer uma ou outra gracinha... claro que coisa muito pouca, afinal ele ainda é pequenino e eu não vou por a carroça à frente dos bois e dizer aqui que ele já diz adeus ou que já diz mama... Não, nada disso.
Além de esticar e roer as mãos, faz pouco mais. Olha muito, mais para umas coisas que outras, e ri-se!
Sim, sensivelmente aos 2 meses, os bebés começam a ter aquilo a que se chama o sorriso social! Antes disso eles riem-se, mas são meramente reflexos musculares. Agora o sacaninha já se ri para nós!
E nós, como quaisquer pais bem pirosos que todos somos, fazemos as macacadas que deliciam a cria. Aquele que ele se ri mais, é a que nós repetimos incessantemente. Para já não é preciso muito... bastam uns ruídos parvos com a boca e tá feito.
Ora no outro dia, o Sr. Pai da Criança lá fez uma macacada qualquer e eu do corredor consegui ouvir a primeira gargalhada do Vasco!
O puto gargalhou... (Mais ou menos claro), mas foi o primeiro riso prolongado dele! A cria aprendeu a gargalhar... e foi para o Sr. Pai da Criança.
Desde então, só repetiu a piadola 1 ou 2 vezes, mas sempre para o pai... O Sacaninha!
Anda uma mãe a criar um filho para isto. Todos os dias faço carradas de macacadas, já me doem os maxilares de tanta ginástica e o puto não se ri assim para mim, sempre só para o pai!
Seria de esperar que ele gargalhasse para mim não era?! Mas não, o Vasco só gargalha para o pai... O pai que está em casa meia dúzia de horas... O pai que raramente muda a fralda ou dá leitinho ou dá banhinho ou sei lá.... Eu merecia esta gargalhada...
Ser mãe é ingrato! Sacaninha do puto!

(http://www.urgence-osteopathe.com)

Comentários

Mensagens populares