O sono: um jogo de paciência (Parte 1)

O sono é um dos assuntos mais debatidos quando se fala em maternidade... Embora todos saibamos que os bebés acordam a meio da noite, ninguém está preparado para acordar várias vezes à noite ao longo de vários meses... É uma agressão, física e psicológica! Os pais têm que ir trabalhar no dia a seguir, e as mãe que não fazem mais nada senão cuidar do bebé, ao fim de um ou dois meses vão começar a acusar o cansaço. Esse cansaço reflete-se em tudo. Estamos cansadas, mal humoradas, sem paciência, quando damos conta estamos a discutir com os maridos, sem vontade de nos arranjarmos, com a casa por limpar e muito perto de um estado depressivo.
Consciente de tudo isto, o sono do Vasco foi algo em que investi desde o inicio.
Sabia que mesmo sendo bebés, temos que os habituar a rotinas e ensiná-los a distinguir o dia da noite, bem como ensiná-los a dormir...
O Vasco foi um bebé fácil (falando do assunto sono)! Com menos de 1 mês eu acordava-o quando já dormia há 6 horas... Quando fez 1 mês, deixei de o acordar... Atualmente o Vasco dorme a noite toda desde as 23H (+ ou -) às 9H30!
A única coisa em que não fui flexível: O ultimo leitinho do dia! Não me fazia sentido deitá-lo às 21H porque eu não ia dormir a essa hora, e ele acabava por acordar mais cedo... Assim por volta das 22H é hora do banho. O banho, é calmo e relaxante, e não há brincadeiras, nem palhaçadas nem grandes conversas sequer... Durante o banho pomos uma musiquinha calma porque a hora é de sossego. Depois do banho, vamos para o meu quarto. Este já está preparado, com a caminha dele aberta, a luz é apenas a do candeeiro pequeno e se houver tv ligada está sem som. Eu e o pai, a partir deste momento evitamos conversas entre nós e apenas sussurramos... O Vasco bebe o seu leitinho e depois fica enroscadinho no colinho da mãe um bocadinho. Depois vai para a sua cama! É expressamente proibido sair do quarto... aconteça o que acontecer, é no meu quarto que ficamos! Se o Vasco chorar, dou colinho, mas sempre com muita calma, a sussurrar e a embalá-lo. Se o Vasco acorda a meio da noite, não há conversas nem sorrisos nem brincadeiras nem sequer leitinho... Não, não há! A única coisa que há a meio da noite é adormecer novamente.
Isto não acontece da noite para o dia... Isto foi "trabalho" imposto desde o primeiro dia... Sem exceções! Nunca! Seja porque motivo for, o Vasco está sempre em casa para o ultimo leitinho do dia, SEMPRE! Por este motivo, pouco ou nada jantamos fora de casa. Quando o fazemos, é na casa dos nossos pais que por sinal é perto da nossa e voltamos para casa sempre a horas do ultimo leitinho do dia ser feito em casa, depois do banho e acompanhado por este ritual. Há quem não compreenda, mas eu estou "a lixar-me para isso"... Há quem comente "Eu ia com o meu filho para todo o lado" ou "Só um dia não vai fazer diferença", mas faz! E depressa um dia se transforma em vários dias e lá se vai a rotina e com ela as noites descansadas dos três! Sim, atualmente nós os três temos noites descansadas e pretendemos que assim se mantenham.
Esta parte foi fácil, e depois de conseguir estabilizar a rotina do sono à noite, chegou a altura de investir na rotina do sono de dia... Mas isso são outros quinhentos... Amanhã talvez...

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares