Perder parte de nós

Falei-vos aqui das minhas amigas virtuais. Mas este relato está incompleto... Está incompleto porque falta aqui alguém, chamemos-lhe "Maria".
A Maria é mãe de um lindo menino de 3 anos e quando a conheci estava grávida de outro menino, e mais ao menos com o mesmo tempo que eu. A "Maria" fazia parte do nosso grupo. Mesmo sendo mãe de segundo filho tinha tantas dúvidas e ansiedades quanto eu. A "Maria" teve um parto menos complexo que o meu mas muito muito pior. O parto da "Maria" foi traumático de outra forma! Sendo a segunda vez, a "Maria" ia mais preparada que eu, mas a "Maria" não ia preparada para o final da história... A "Maria" não estava preparada para sair da maternidade sem um bebé!
Quis o destino, Deus, o Diabo ou outra merda qualquer que a "Maria" perdesse o seu bebé às 38 semanas de gestação...
A "Maria" voltou para casa, para um berço vazio...Enfrentou a recuperação dum parto sem o fruto que tanto esperou... Enfrentou todo um mundo de roupinhas, brinquedos, e montes de coisinhas fofinhas que agora existiam sem propósito... A "Maria" atendeu os telefonemas que nos fazem a perguntar "já nasceu?", para dar uma resposta bem diferente de todas nós e daquilo que nos habituamos a ouvir. A "Maria" teve que explicar ao seu filho que o irmão tinha ido para o céu e era agora uma estrela... Não iam brincar como lhe prometera, não iam partilhar brinquedos, não o ia conhecer... A "Maria" teve que explicar isto ao seu filho...
Quando aconteceu, a "Maria" partilhou connosco... Foi um dia difícil... Arrisco-me a dizer que todas nós chorámos nesse dia... como não chorar... Queríamos fazer algo por ela, mas não havia nada que pudéssemos fazer... Nada! Nada conforta uma mãe que perdeu um filho.
A "Maria" perdeu parte dela nesse dia. Terá que viver o resto da sua longa vida com o que lhe aconteceu. A "Maria" conheceu o seu bebé já sem vida, senti-o, cheirou-o, achou-o parecido com o irmão... Mas depois, enquanto nós continuámos com eles, a "Maria" teve que entrega-lo, que deixá-lo ir...
Se foi Deus, o Destino ou seja lá o que for, foi cruel... Cruel demais...
Ninguém é tão "estragado" como alguém que perde um filho... Não consigo imaginar nada pior... Nada! E o que é que fazemos quando a vida nos dá o que tem de pior?! Nada... Perdemos parte de nós...continuamos o nosso caminho, mas para sempre incompletas, para sempre com um vazio, com um nada dentro de nós.
A "Maria" tem um menino lindo, um menino que a completa, como qualquer filho o faz, mas a "Maria" terá sempre esta falta em si. Faltará sempre o seu outro menino.
Cruel, doloroso, irreversível! Como é que alguém luta contra algo assim... Porque é que a vida nos faz destas coisas?
A "Maria" abandonou o grupo! Como é natural, a "Maria" não queria saber das nossas histórias de grávidas, de contracções, de partos e de bebés lindos a nascer. A vida encarregou-se de que a "Maria" nunca mais veja o nascimento de um bebé da mesma forma. Nós não nos esquecemos da "Maria"... e acho que nunca vamos esquecer...
Falamos dela, recordamo-nos, perguntamos umas às outras se têm novidades...

"Maria" se me estás a ler, serás bem vinda quando quiseres, quando te sentires preparada, quando te apetecer... Por enquanto, fica um beijo no coração deixado por todas nós!
És linda, o teu menino é lindo, e és também a força que vai continuar a enfrentar a vida pelos cornos...Tu sim és uma Mãe Coragem!

Beijo


(citelighter.com)

Comentários

  1. Não sou a "Maria" mas nesse dia fomos todas Maria. Chorei, chorámos, ficámos em choque. Não podia ser, não com uma das nossas! Que Deus te dê a força necessária..eu não sei se a teria!
    Beijo a todas as Marias mas em especial à nossa <3

    ResponderEliminar
  2. Todas nós choramos decerteza e penso bastante nela
    Ainda hoje fico parva a pensar como será possível como foi possível

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares