Aqui em casa não há regras, nem rotinas nem horários!

Quer dizer, mais ou menos! Claro que há! Além da rotina da hora da caminha que falei aqui, há mais uma ou outra.
Por exemplo, todos os dias de manhã tiramos o pijama e vestimos uma roupinha! Falo da cria, claro... Não o deixo ficar todo o dia com a roupa com que dormiu... Fui ensinada que de manhã devemos despir o pijama e vestir uma roupinha e assim faço com o meu filho! Claro que não visto ao miúdo calças de ganga e camisa (até porque acho essas coisas muito giras mas super desconfortáveis para os bebés) mas temos sempre que vestir qualquer coisinha. O Sr.Pai da Criança, ao fim-de-semana diz: "Coitadinho, está tão quentinho, deixa-o ficar assim!" - Não! De manhã, veste-se a roupa.
Mas fora essas duas "rotinas" poucas mais temos cá em casa! Quando nascem bebés que têm que comer de x em x horas (principalmente quando o peso tem que ser vigiado), é muito comum as mães tornarem-se autênticas escravas das horas. E eu também o fui... Cheguei a ser rigorosa ao minuto, que é como quem diz, cheguei a ser muita parva!
Felizmente com o tempo isso passou-me! Agora somos todos pessoas normais, que dormem quando têm sono, comem quando têm fome e brincam quando estão animados e energéticos!
Principalmente no que toca ao sono percebi que não vale a pena obrigar a cria a dormir quando não tem sono, já dar de comer a um bebé sem fome é missão impossível.
Soltei-me do relógio. Quando me perguntam "A que horas é que ele come?", às vezes nem sei bem responder... É mais ou menos... Mais ou menos nas horas das nossas refeições o Vasco vai pedir... Começa a ralhar um bocadinho e é sinal de fome! Consegui libertar-me da escravidão das horas e viver um momento de cada vez!
E é tão bom assim! Muitas vezes vejo pessoas cansadas e cabisbaixas precisamente porque vivem escravas das horas e daquilo que tem que ser... Os filhos deixam de ser o mimo tão bom que são e passam a ser um dever a ser cumprido. Relaxem, aproveitem, larguem-se disso e vão aproveitar muito mais aquilo que é verdadeiramente bom!

Atenção que há limites: Não me deixem os putos acordados o dia todo porque senão à noite têm uma birra de mandar o prédio abaixo!
Claro que tem que haver bons hábitos, locais adequados para comer e dormir... hora de brincar, dormir, comer e descontrair, mas não é preciso sermos escravos de horários. Sejamos antes escravos de bons momentos uns com os outros.

(www.mundinhodacrianca.net)

Comentários

Mensagens populares