Filho: perdeste uns anos do caraças!

Querido filho:

Na passada Sexta-Feira acordei com uma estranha sensação!

Acordei para perceber não vais saber o que são os Xutos e Pontapés (pelo menos como eu).

Não vais saber o que é ter uma multidão a assistir a um concerto dum bom rock português com os braços cruzados no ar!


Não vais saber o que é saltar freneticamente ao som de uma música chamada “Sémen”.

É estranho, mas não vais sentir que o “Homem do Leme” é um hino! Quase como o hino nacional, nem tão pouco vais saber que este mundo em que a tua mãe vive é um autêntico “Circo de Feras”

Não vais iniciar as tuas noites, como eu iniciei tantas a gritar em plenos pulmões “Olá oh vida malvada!”, nem vais ter várias vezes na tua cabeça aquela sensação de que “Não, não sou o único a olhar o céu!”

Sexta-Feira, acordei e percebi que não sabes o que é aquele burburinho da “Minha Casinha”, nem aquela adrenalina do “À minha Maneira”, nem tão pouco vais gritar pela “Maria”!

É que filho, eu sou do tempo em que se cantava “Eu sou bom”, em “Gritos mudos chamando à atenção!”

Eu sou do tempo, em que se festejava “Entre a Chuva Dissolvente” e “O que foi não volta a ser”.

Eu sou do tempo, de uma doce época de “Tentação” e “Dados Viciados”, em que se grita em plenos pulmões “Para sempre”.

E esta sexta-feira acordei com o “Mundo ao contrário”!

Tu filho, não vais saber o que é ter milhares de pessoas a cantar em uníssono a letra de uma música de Rock Portuguesa, sem que ninguém, entre os 7 e os 70, falhasse na letra!

Tens muito pela frente filho, mas perdeste uma geração do caraças! 

Porque esta sexta-feira, perdemos um sorriso. Um louco sorridente que será para tantos de nós para sempre um ícone, uma geração, um marco na história!

Mas o tempo passa e tudo se transforma, e tu não viverás esta época como nós. Perdeste uns anos do caraças, perdeste os anos dos Xutos e Pontapés!


Até sempre Zé Pedro

(Imagem: TVI24)


(Imagem: Blitz)

Comentários

  1. Texto lindo e verdadeiro �� X & P

    ResponderEliminar
  2. Do melhor se não o melhor que li após a morte do Zé Pedro

    ResponderEliminar
  3. Ao ler recuei no tempo e fiquei a pensar com que música a minha filha vai crescer? Será que os nossos filhos vão sentir o que nós sentíamos ao assistir a um concerto com os braços cruzados no ar?
    Um texto lindo...

    ResponderEliminar
  4. Magnífico, parabéns.
    O meu filho ainda foi a tempo de ver, não como nós tanta vez vimos, o Zé Pedro a tocar, quis DEUS que fosse o seu primeiro concerto de Xutos e o último do Nosso Zé.

    ResponderEliminar
  5. Este texto não faz sentido... os Xutos e Pontapés não acabaram. Vão começar a tocar outra vez já para o ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xutos sem o zequita não faz mais sentido

      Eliminar
    2. Sra ou sr anónimo. ... este texto para além de puro, faz todo o sentido sim. Porque fala de uma geração e de um homem que marcou essa mesmo geração. Xutos foram e serão sempre Xutos. Mas como o Zé Pedro duvido que existam mtos por aí. Sem o Zé Pedro não haveria xutos e pontapés. E é disso que se trata... Nunca mais será a mesma coisa sem o melhor dos melhores.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo(a) -(7 de dezembro de 2017 às 23:47)
      Os Xutos, tal como EU os conheci, nunca mais!
      Tal como eles diriam "O que foi não volta a ser!"

      Eliminar
  6. Bom texto. Os Xutos não acabaram, mas nunca mais vai ser a mesma coisa. De uma mãe com 47 anos <3

    ResponderEliminar
  7. Felizmente consegui passar o legado aos meus filhos
    Entram no carro e pedem logo para passar Xutos

    ResponderEliminar
  8. Quero agradeçer do fundo do meu coração, aos XUTOS E PONTAPES,que atraves das sauas grandes musicas, ajudaram-me a sentir que dentro de mim existe uma energia que e magica, e que eu tinha medo de a deixar sair ca para fora, hoje ja consigo deixar essa energia, que e linda, e a minha essençia, muito obrigado XUTOS, obrigado ZE PEDRO, até sempre, bom regresso a tua alegre casinha, acabaram-se as saudades.

    ResponderEliminar
  9. Um filho nosso não tem de sentir nem viver o mesmo! Hoje são outros tempos, música mais descartável. No entanto, a nossa geração (tenho quase 51) cresceu a ouvir Xutos e outros do panorama rock nacional e internacional dos anos 80,passamos o testemunho e damos-lhe conhecimenho de que existiram. Será uma escolha deles(tenho uma filha com 18) e lembro com alegria, os pulos que deu no sofá ao ver os Xutos no Rock'in Rio à 10 anos...será que ainda gosta? ...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares