Viagem a uma cesariana de emergência!

Vou-vos contar uma história! Uma viagem ao interior da minha cabeça, no dia em que o meu filho nasceu.

A História de uma cesariana de emergência:


"-Está a demorar, mas está a correr bem… Aliás, o ”demorar”  é relativo, já ouvi tantas histórias de pessoas com 20 horas de trabalho de parto. Isto deve ser a ansiedade que faz parecer que está a demorar. Quero tanto vê-lo… Está a correr tudo como sempre sonhei! Não tarda nada ele nasce! Vou pedir para ser eu a puxá-lo! E ponho-o logo no meu colo… Quero tanto senti-lo!
Pensava que isto custava mais. Desde que me deram a epidural que as dores acalmaram imenso… pelo menos já não desmaio! Que treta ser assim tão frágil e pouco resistente à dor… O próximo vai ser dentro de água, pode ser que na altura haja mais hospitais equipados para isso!
Que bom, estamos aqui os três tão bem… que momento tão bonito!
Oh!!! O que é isto!??! O que é que se passa!?!?! Porque é que está a entrar tanta gente na sala!?!? E porque é que vêm a correr?!?! O que é que se passa!?!?
Não, não me levem o João daqui… deixem-no ficar comigo… Ele não se mete! Vá lá! O que é que se passa!?

 - “CHAMEM PRÁ’QUI UM PEDIATRA”! – Um pediatra!?!? Porquê!?! O que é que se passa!?!?

- “Vá Mãe, vai ter que ser já! Depressa, faça força!” 

ÃH?! Já?! Porquê?! O que é que se passa!??! Ok, força…. Eu faço!!! Tá a resultar?! O que é que se passa!??  O que é que está a acontecer!?!? Que barulho é este!?!? – Tesouras!? Para que é que servem tantas tesouras?!!? O que é que as enfermeiras estão a fazer!? Para que é que é preciso os escadotes?!?!?

AAAAHHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!! NNNNãããããããooooooo!!!!! Que dor!! Isso dói tanto!!!! MAIS?! NNNNãããããããooooooo!!!!! AAHHHHHHH!!!

Por favor, não façam mais isso! Isso dói  tanto! Por favor! Estava tudo tão calmo, tão bonito,… Como é que mudou tudo tão depressa!?! Por favor! Não voltem a pressionar a minha barriga com os vossos cotovelos… Eu não aguento a dor!!!
Ele está bem? Está a resultar?! O que é que é preciso eu fazer!? O que é que eu faço?! DIGAM-ME!!!!!

 - “Não vai dar, vamos para cesariana! DEPRESSA!” 

Ãh?! Cesariana?! Não! Não quero! Esperem, tentamos outra vez… Eu consigo, vá lá! Eu faço mais força, eu levanto-me eu faço o pino…. O que for preciso!
Onde é que vamos?! Para onde é que me estão a levar?! Vamos para o bloco!?!? Não… não quero!!!

ESPEREM! Deixem-me despedir do João,… esperem, só um minuto….
Vou esticar a mão, pode ser que ele me consiga tocar antes de me levarem…. Não conseguiu!

Calma Filipa, tem calma! Pára de chorar! PÁRA, JÀ!!!! És uma mulher, és forte, e estás prestes a ser mãe! Nada está perdido, nada mudou! Estás a minutos de ter o melhor momento da tua vida! Tem calma e para imediatamente de chorar! PÀRA!
Ok, pronto… chora, mas tem calma… Estás sozinha, mas é só uns minutos… Isto é rápido, vais ver! Isto não é nada de mais! È só uma cirurgia menor! Eles fazem isto a toda a hora! É só uma anestesia, e uma cirurgia… é a primeira da minha vida, mas é uma coisa normal… calma! Gostava de pelo menos poder ter dado um beijo ao João… Despedir-me dele… Oh foda-se!

Ok, estamos no bloco…. Está gelado… está tanto frio aqui… Tenho tanto frio… Oh, nem consigo parar de tremer… se calhar estar a tremer não é bom… eles vão cortar-me certo?! Tenho que parar de tremer… Não consigo! Tenho frio! Tenho muito frio… Tenho mais frio do que alguma vez tive! Tenho frio… e tenho medo! Tenho muito medo! Tenho frio, tenho medo, sinto-me sozinha... e sinto-me triste!
Não queria nada disto! Não queria nada que nada disto acontecesse… Não queria nada estar aqui, de braços e pernas amarrados , sozinha, ao frio… Eles falam do almoço de ontem… que ódio! Vou pedir por favor que me desamarrem as mãos! Quero pegar-lhe quando nascer. Será que me vão deixar vê-lo nascer?! Quero pegar-lhe logo mal nasça. Vou pedir que me soltem os braços… Não consigo falar! Não sai… a voz não me sai… Não consigo!

 - “Olhe mãe, Olhe ali ao lado!” –O quê?! É ele que ali vai?! Só vejo uns panos verdes… é ele?! Mas não está a chorar…

- “Porque é que ele não está a chorar?!”

- “Tenha calma que ele já chora!”

Mas ele não está a chorar?! Não era suposto ele estar a chorar?! Está tudo bem?! O que é que se passa!? Ele continua a não chorar…. Quanto tempo é que já passou… Demasiado! Ele continua a não chorar…. Ele está bem?! O que é que não me estão a dizer!!!! AAAAAAAAHHHHHHHH Quero gritar!!! Não consigo! Digam-me o que é que se passa! Já! Eu exijo saber o que é que se passa…. Por favor!!!!

Oh, já o oiço! Ele está a chorar, ele está aqui, ao meu lado! Que lindo! Tão bonito! Ele é lindo! É perfeito! Esperem, vou-me tentar esticar para lhe dar um beijo! O beijo da minha vida! O meu bebé! Nasceu, e é perfeito! O meu bebé…. Ponham-no em cima de mim… Não, não o levem! Ponham-no em cima de mim… só um bocadinho… Quero senti-lo… Soltem-me os braços! Deixem-me pelo menos dar-lhe uma festinha! Não o levem…. Não!

Porque é que o levaram! Tão depressa…. Nem o vi bem… nem o senti… Levaram-no para onde?! Onde é que ele está!? O que é que ainda estão a fazer!? Porque é que está a demorar tanto tempo?! Estão a cozer-me?! Tanto tempo… depressa… Quero ir vê-lo!

Acabou?! Finalmente! Acho que já estou aqui há umas boas 2 horas… acho eu… nem sei bem! Não tenho noção do tempo… Mas quero sair daqui… Quero que me desamarrem os braços… quero ir vê-lo… Quero senti-lo pela primeira vez!
Aaahhhh esta salinha está mais quentinha… Tenho tanto frio… e esta pouca luz sabe bem… Sinto-me cansada… Quem vem aí?!

Oh, são eles!!! O João traz o meu bebé ao colo! São eles! Eles vêm aí! O meu bebé!
Não, não o vistam… quero ser eu a vesti-lo pela primeira vez… Não me consigo levantar… Não posso?! Oh… que pena… eu queria… Mas hoje nada é como eu queria, não é….

È tão lindo! Tão perfeito! Põe-o no meu braço… Eu estou bem! Eu consigo! Que bom! O meu bebé! Finalmente! Acabou! Acabou tudo! E acabou tudo bem! O meu bebé está finalmente comigo! Que bom… Estou tão cansada… que bom! Agora, posso parar de chorar… Agora sim, pela primeira vez hoje estou feliz!"


Agora, na próxima vez que me disserem que eu não sei o que é ser mãe por ter tido uma cesariana… Pensem melhor antes de falar! Tenho dito!

(Imagem: mulher.terra.com.br)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares