Terrores Nocturnos

Só depois de passar por eles é que compreendo o nome que lhes dão… Terrores!
São mesmo um terror… Foi isso que vi espelhado nos olhos do meu bebé, Terror!
Pouco depois de adormecer, talvez uns 30 minutos, chorou, o que já de si não é normal. O Vasco costuma dormir bem e tranquilo a noite toda, e mesmo quando resmunga é apenas isso, um queixume, um choramingar, nunca um choro forte!
Aquele foi… Um choro forte, intenso e aflitivo. Corri para o quarto convencidíssima que se tinha magoado de alguma forma! Mas não.
Estava deitado, tal como o deixei, mas a chorar intensamente.
Peguei-lhe! Queria tentar perceber o que se estava a passar! Ele chorava como nunca, chorava, esperneava, empurrava-me, sacudia as mãos como quem estava aflito.
Olhei para ele e então vi! Vi os seus olhos, ainda que abertos estavam completamente vazios! Notava-se bem que,  ainda que tivesse os olhos abertos, não estava na realidade acordado… Estava ainda a dormir. E estava aterrorizado…
Tentei acalmá-lo, embalá-lo… Falei-lhe ao ouvido na esperança que a minha voz o tranquilizasse… para que soubesse que não estava sozinho… a mãe está aqui! A mãe estará sempre aqui!
Nada resultava! Falei-lhe mais alto, já quase que numa tentativa de o acordar, mas ele continuava… Chorava como nunca o vi, e como não quero mais ver… Os seus olhos, abertos mas a dormir, expressavam um autêntico pânico! E eu nada conseguia fazer para o ajudar!
Isto durou os mais longos 10 minutos da minha vida!
Depois, lentamente acalmou… sempre a chorar, sempre de olhos abertos, sempre a dormir… O choro intenso deu lugar a ligeiro queixume, até que parou…
Voltei a deitá-lo, ainda com um ligeiro gemido, e sempre de olhos abertos…
Voltou ao seu sono normal, e passou!
Isto foi um terror nocturno. No dia a seguir, estava tudo normal.

Falei com o pediatra e não há nada de concreto. Desconhece-se a causa, bem como a prevenção ou solução! É assustador sim, mas não prejudicial. São coisas que acontecem, e aconteceu ao meu.

Comentários

Mensagens populares