Rotinas – Sim ou Não?

Rotinas! Uma palavra que anda de mãos dadas com a palavra bebé ou criança! Um assunto muito, muito falado e muito discutido.

“As crianças precisam de rotinas”, “as rotinas só lhes fazem bem”, “as rotinas são importantes para o desenvolvimento e crescimento”…
Huuuummmmm
Ora bem, cá em casa não temos rotinas! Temos hábitos!
Sim, há horas de comer (mais ou menos), horas de dormir (mais ou menos) e horas de brincar (mais ou menos)! Nunca cumprimos horários à risca… São médias!
A sesta por exemplo:
Nas escolas há a hora da sesta… e é a uma hora exacta em que todos sem excepção vão para a cama e têm que dormir. Em casa não. Em casa a sesta é feita única e exclusivamente quando há sono. Se dormiu de manhã, e acordou mesmo antes de almoço, obviamente não o vou obrigar a dormir depois de almoçar… até porque isso seria um desperdício de tempo, de choro, de birra, e uma pilha de nervos para ele e para mim.
Ao final da tarde, por exemplo:. Por norma depois de irmos para casa, já não voltamos a sair, mas se por acaso houver uma compra por fazer ou algo do género, vamos e pronto! Sempre respeitando o sono e a vontade dele, voltamos cedo para casa mas não há a rotina obrigatória de ficar em casa no momento pré-sono.
O banho: Durante a semana chegamos a casa tarde pelo que o banho é antes do ultimo leitinho. Ao fim de semana é antes de jantar… já chegou a ser de manhã, já chegou a não acontecer naquele dia. Nada de regras extremas!
Isto porque em parte concordo que têm que existir hábitos e rotinas e que estes são positivos para os mais novos. Mas por outro lado, acho que este tipo de rotinas levadas ao extremo e não respeitando as suas vontades, deixam de ser positivas. Acho que apenas servem para lhes provocar ansiedade… Porque sabem que depois de almoço os vão obrigar a dormir (e criança nenhuma gosta de dormir..), porque já sabem que depois do banho não podem brincar mais… etc, etc, etc…
Acima de tudo acho que devo respeitar as suas vontades… Todos nós temos dias diferentes. Dias em que não temos apetite, dias em que temos sono mais tarde, dias em que estamos mais alegres e queremos divertirmo-nos um pouco mais… E eles não serão diferentes! (Digo eu!)

Claro que não podemos andar numa rebaldaria total como se isto fosse a républica das bananas, mas eu acho, que não podemos abusar das rotinas… Afinal, não temos já obrigações suficientes ao longo do dia!? Nós e eles?!... Digo eu…


Comentários

Mensagens populares