Antes de pessoa, sou mãe!

Calma, calma, calma! Antes de se revoltarem já contra mim, para me dizerem que antes de mães são mulheres, e que também precisam cuidar de vocês próprias e tal e tal, deixem-me que vos diga que ESTOU COMPLETAMENTE DE ACORDO.
Sim, somos mulheres, precisamos de cuidar de nós, de descansar, de ter tempo para as amigas e até mesmo de ter tempo só para nós! E este é um conceito que até está muito “na moda”! “Antes de mãe, sou mulher”! E eu sou de facto um exemplo de tudo isto! Há coisas que preciso… Preciso de descanso, e valha-me o meu rico filho que dorme a noite inteirinha desde que tem 1 mês; preciso de me arranjar, de me sentir bem comigo mesma, de me sentir bonita; preciso de descontrair, de fazer qualquer coisa que não envolva bebés… E tantas outras coisas. Quando o coelho era bem pequenino, cheguei a dizer “Isto não é para mim!” – Isto foi nas fases menos fáceis, onde as hormonas ainda não repousavam no sitio certo, onde o cansaço estava já instalado, quando percebi que tinha virado a minha vida do avesso! Como costumo dizer: “Ao fim dos 6 meses, começa respira-se novamente” – E foi precisamente o que senti! Senti-me parada no tempo… sem respirar, completamente afundada em preocupações parvas e ralações irrelevantes, numa constante ansiedade e uma enorme necessidade de controlo, controlo esse que não tinha! Ao fim de 6 meses, voltei a respirar! A verdade é que sou completamente apaixonada pelo meu filho. Mas sou também apaixonada pela vida, pelas coisas boas, por bons momentos, pela descontracção, pelo sol, e por mim…
Agora, tudo isto é muito bonito, mas a verdade é que antes de pessoa, sou mãe!
Sim, isso mesmo! Isto porque ele está SEMPRE primeiro que tudo o resto! Gosto de me arranjar, mas ele está primeiro. Gosto de me divertir, mas ele está primeiro, gosto de passear, mas ele está primeiro! E a verdade é esta! É que todas nós, antes de pessoas, somos mães!
Senão vejam: Estão em casa, com uma roupa descontraída qualquer que até usam quando estão a limpar a casa… sim aquelas calças tipo fato de treino que até têm uma manchita de lixívia. Eis senão, quando vão a ver o filho está doente… está cheio de febre… Alguém vai trocar de roupa para ir ao hospital? Pôr maquilhagem? Arranjar o cabelo? Fazer unhas de gel? Não! Claro que não! Pega-se no mínimo e saímos porta fora, deixando lá ficar a mulher e levando apenas a mãe! Outro exemplo: Despedida de solteira da melhor amiga, está na hora de sair, mas ele ainda não tomou banho e o pai sozinho atrapalha-se. Viram costas? Claro que não… Primeiro o banhinho dele que se chegar um pouquinho atrasada de certo compreendem. A “amiga” em mim espera, enquanto a mãe cumpre o que deve!

Antes de pessoa, sou mãe! Não, ele não comanda a minha vida, quase, mas não! E sim, gosto de muitas coisas que não implicam o meu filho. Mas primeiro estará sempre ele! E sempre que ele precisar de mim, deixo a amiga, a trabalhadora, a mulher, para ser apenas mãe!

(Imagem: blog.estimulopraxis.com)

Comentários

Mensagens populares