Síndrome das pernas inquietas

Este Síndrome lido assim de repente parece mesmo uma piada! E quem lê este nome à primeira, diz imediatamente que os seus filhos sofrem desta condição. E eu até acho que sim… Todas as crianças devem ter um síndrome de pernas IRREQUIETAS, devido à enorme dificuldade em estarem sossegadas por um minuto que seja. É até engraçado.

Mas o Síndrome que falo não é esse… Não é uma piadola comum a TODAS as crianças.
Isso não é o Síndrome das pernas INQUIETAS.

(Repararam que lhes dei nomes diferentes?! INQUIETAS <> IRREQUIETAS…)

Então, o Síndrome das Pernas inquietas é uma coisa muito estúpida! E eu sei do que falo, porque o tenho. Não é grave, nem tão pouco me causa um incómodo profundo, mas em certos momentos chateia um bocadinho.

É tão estúpido, tão estúpido, que é até difícil de explicar… Não é comichão, não é dor… é uma mera impressão… Uma impressão nas pernas que provoca a enorme necessidade de mexer as pernas de forma brusca e repentina.

Vá, podem para de rir um bocadinho sff?!? Deixem-me lá explicar.

Acontece em momentos de repouso, (antes de dormir por exemplo) e no meu caso, localiza-se mais na parte de trás dos joelhos… Uma impressão horrível (repito: não dói!) mas que só passa se mudar as pernas de posição. E pouco depois volta, e volta e volta… Faz-me mexer as pernas imensas vezes de forma compulsiva e ritmada, até que acaba por passar. E não acontece sempre
Nunca falei disto a ninguém porque achava a maior parvoíce de sempre, e que me iam chamar maluca! Não fazia a menor ideia que era um Síndrome conhecido e diagnosticado! Até que reconheci o movimento impulsivo das pernas do pequeno lá de casa.

Nem sempre, mas às vezes, para adormecer mexia as pernas de forma brusca e ritmada, e reconheci-lhe o “tipo de movimento. ”
Fui investigar! O Síndrome existe e é real (afinal não é só da minha cabeça).

Costuma ser acompanhado por movimentos das pernas ou braços, ritmado, durante o sono. E no outro dia comprovei… O Vasco fez todos estes movimentos estranhos, que só quem tenha o Síndrome poderia reconhecer à primeira vista!
Não é grave, não é mau, não tem justificação… No meu caso, nem incomoda assim tanto. Mas eu acho que o Vasco o tem. 

Agora tenho receio de falar disto ao pediatra e que ele pense que sou daquelas mães psicóticas que anda à procura de doenças na internet e encontra sintomas de tudo nos pequenos.

Ou mesmo que ele “acredite” em mim, não sei se será positivo ou se terá alguma mais valia fazer um estudo do sono para comprovar que ele tenha o Síndrome…

Estou um bocado indecisa… (típico de mim…)


Comentários

Mensagens populares