Onde o meu filho nasceu

Até bem ao final da gravidez, o local onde o Vasco ia nascer mantinha-se um mistério. É só mais uma das milhentas coisas que temos que decidir face a uma gravidez... Sim, podemos ir quase para onde quisermos.
Ora o meu irmão e o meu sobrinho nasceram em São Francisco Xavier (os casos mais próximos que conheço) e não houve razões de queixa; o meu hospital da área de residência é o Amadora-Sintra (já houve algumas queixas mas também conheço mães satisfeitas); a minha médica seguia-me na Cuf Descobertas e dava ainda consultas no Hospital de Santa Maria...
Só aqui temos 4 hipóteses...
Acontece que ele nasceu quando quis... Dia 20 de Julho, por volta das 6H da manhã, liguei à obstetra que me disse: "Estou de serviço no Hospital de Vila Franca de Xira, vá andando e encontramo-nos lá!"
Pois é! O meu filho, campino, foi nascer em Vila Franca de Xira.
Se em tempos o Hospital de Vila Franca foi conhecido como  "o matadouro", tenho a dizer-vos que agora, pelo menos, NÃO TEM NADA A VER!

Nadinha mesmo! O hospital é fantástico e recomendo!
Assim que chegamos fomos encaminhados para uma Sala de Partos, sala esta que tinha, wc com duche, musica ambiente, bolas de pilates, todas as "ferramentas" necessárias ao parto bem como às primeiras horas do bebé! Foi onde passámos o dia. Pai e Mãe prestes a ser, tivemos sossego os dois o dia todo. De x em x tempo, aparecia uma enfermeira para avaliar o estado da coisa, e se fizesse falta, havia também um botão magico para a chamar.
O Vasco acabou por não nascer ali, mas sim num bloco operatório, com muita pena minha.
Depois de ele nascer e da mãe ser agrafada, fomos para uma salinha de observação, ter com o pai, onde tivemos também só os 3 em paz e sossego a conhecermo-nos uns aos outros.

Horas depois, levaram-nos para o internamento. Um quarto privado, com wc e duche também, musica ambiente, tv, janela com vista, o belo do botão mágico, e tudo mais o que se podia pedir.
Adorei. Tivemos aqueles dias na privacidade do nosso quarto, com ajuda mesmo ali ao lado. O pai tinha 2 horários: ou das 8H da manhã às 22H, ou 24H por dia. A única questão é que entre as 22H e as 8H da manhã, o pai não podia sair do quarto.

Nunca achei lógico o pai ficar a passar a noite no hospital, mas este pai acabou por ficar na ultima noite, e digo-vos desde já: SOUBE-ME A FIGOS!

Levantei-me pela primeira vez no dia a seguir ao Vasco nascer e sentia-me feita num kilo de açucar mascavado. A ajuda, apoio e companhia do Sr. Pai da Criança ajudaram-me a não me desfazer em lágrimas a cada 2minutos. Sim, as hormonas atacaram em grande, e depois do parto "complexo" que tive, só me apetecia chorar... Mas felizmente tive aquele abraço à minha disposição, sempre que precisei.
Também soube a pato ter um quarto só para mim... facilita o descanso... Sim, depois duma "tareia" como é um parto, ter uma sala com 3 ou 4 ou 5 bebés a chorar não deve ajudar ao repouso necessário.

Por fim, as queridas enfermeiras... Doces, pacientes, calmas e disponíveis, foram uma ajuda e um apoio do outro mundo. Houve uma enfermeira, que numa noite de cólicas foi incansável e passou 2H connosco só para ter a certeza que ficávamos todos bem... Foi impagável.

Ou seja, se pensam ir para um hospital privado só pelo conforto, poupem o dinheiro... Em Vila Franca de Xira ficam tão bem ou melhor que num privado!

Pelo menos em alguma coisa acertei. Não podia ter escolhido melhor sitio para a cria nascer!




Comentários

Mensagens populares