Como dar banho a um recém nascido

Detestei o primeiro banho do Vasco!
Detestei porque enquanto uma enfermeira lhe dava o banho, eu estava deitada numa maca enquanto me trocavam o penso da cesariana... Queria ser eu a dar o primeiro banho, queria que o Sr.Pai da criança tivesse tirado 50 mil fotografias... Não foi nada disso! Mal vi, o pai viu mas estava dividido entre o filho e eu, e a cria berrou como se não houvesse amanhã.
Sim, há muitos bebés que choram no banho, mas este não deve ser um momento de stress, pelo contrário... o banho deve ser um momento de relaxamento. Existem truques para que isso aconteça... O bebé não deve estar cheio de fome, a temperatura ambiente bem como a temperatura da água devem ser adequadas, e o banho não deve ser dado à pressa.
Cá em casa damos banho à noite... Bem tarde, porque depois do banho vamos TODOS para a caminha fazer óó por aquilo que esperamos que seja a noite toda!
O Sr. Vasco adora o banho... Inclina a cabeça para trás e fecha os olhos enquanto o pai com a esponja lhe molha o cabelo... Mesmo quando vai água para a cara e para os olhos, o gaiato não se incomoda nada! Ele desfruta do banho como ele deve ser. O primeiro banho foi o único em que ele chorou... desde então, o banho é uma alegria.
Nunca tive medo de lhe dar banho... Como disse aqui, com ele tudo é natural, mas natural também é cometer alguns erros de principiante...
Assim aqui ficam algumas dicas (pequeninas) para quem não sabe:

  • O bebé não deve estar cheio de fome. Desde que a temperatura da água seja adequada não é preciso preocuparem-se com a digestão. O banho deve ser dado uns 30 a  60 min antes da hora de comer, para que a mãe possa fazê-lo com calma e o bebé possa disfrutar do relaxamento.
  • A temperatura do quarto/Sala/wc ou onde quer que seja... Não precisa ser muito quente mas o bebé não deve estar com frio, caso contrário vai ficar tenso e irritado.
  • A temperatura da água, também deve rondar a temperatura do corpo do bebé... Não é preciso nada de especial nem medições ao pormenor. Para ver a temperatura da água nada como a parte interior do pulso da mãe.
  • Segurar no bebé, para mim foi natural mas para quem não seja é muito fácil. Basta fazer um "gancho" com o indicador e polegar que vai segurar o braço do lado oposto ao nosso enquanto o braço apoia a cabeça do bebé

(http://www.guiadoscasados.com.br)

  • Por fim, não esquecer os recantos... há muitos: nas mãos e entre os dedos, os pescoços gordinhos, as virilhas, nos dedos dos pés e atrás das orelhas. Estes recantos também não podem ser esquecidos na hora de secar.


(depaiparafilho.blogspot.pt, mundinhodarosi.blogspot.pt, .projetopequenosguerreiros.com )

Não é ciência espacial, e se nas primeiras vezes for um bocadinho mais complicado, depressa vai ser bem simples.
Quando tiverem mais à vontade, peguem neles e levem-nos para a banheira ao vosso colo... Vai ser o melhor banho do mundo. Prometo!

(stilefemminile.it)


Comentários

Mensagens populares