O drama da amamentação

Sim, drama!
Chamo-lhe drama porque foi exatamente isso que senti... que é um drama. Mas não é!
A amamentação tornou-se uma moda... quase como ir ao ginásio. Se há uns anos não se dava grande importância à amamentação, neste momento todas as atenções estão viradas para aí. Lembro-me há 17 anos atras quando o meu irmão nasceu, dar um suplemento era a coisa mais natural do mundo. Agora é quase um crime!
Vivemos num mundo de 8 e 80. Agora, quem não amamenta é olhada de lado, criminosa, má mãe!
A Organização Mundial de Saúde reconhece os benefícios da amamentação:

"Contribui para a formação do sistema imunológico do bebé 
Ajuda a prevenir a obesidade, alergias, linfoma, diabetes, doenças cardiovasculares e do aparelho digestivo."
(http://www.maemequer.pt/a-vida-com-o-seu-bebe/alimentacao-do-bebe/amamentacao/beneficios-da-amamentacao-para-si-e-para-o-seu-bebe/)
Ajuda também na recuperação da mãe. Supostamente, a amamentação ajuda a perder peso e a recuperar a forma.

Por estes motivos e mais alguns há uma enorme pressão para que consigamos amamentar.
Sim, porque não é fácil. O bebé não sabe mamar, e a mãe não sabe como o ajudar. O bebé vai mamar pela primeira vez apenas minutos depois de nascer, e deve continuar a cada 2/3Horas daí em diante por pelo menos 6 meses. Como disse não é fácil, e nós mães passamos por momentos dolorosos. A "subida" do leite, por exemplo, pode ser bastante dolorosa. Não há nada como estar atenta e prevenida. Quando sentirem o peito a aumentar e endurecer, ataquem logo com sacos de água quente e massagem no chuveiro. Se tiverem cuidado podem evitar um momento bastante doloroso (noutra altura explico melhor o que fiz).
Além da subida do leite há a forma como o bebé mama. Se o bebé não sugar corretamente no mamilo, este também vai doer, e pior, pode ficar mesmo ferido, muito ferido... E ainda, as enfermeiras vão vos apertar o peito, para ver se têm leite, e dói...
Mas tudo isto é evitável, se estiverem informadas e conseguirem contornar estas situações.
Como é uma obsessão, as enfermeiras vão insistir imenso convosco para que deem de mamar aos bebés. E vão ser brutas, e vão pressionar, e vão cansar-vos e stressessar-vos e deixar-vos desesperadas...
Sim, vão desesperar nas primeiras mamadas muito facilmente... Lembrem-se que ainda que pensem que não, vocês estão exaustas, e precisam mesmo de descansar e por isso é que esta pressão vos vai afectar mais.
Não deixem! Enxotem-nas se tiverem que o fazer. Informem-se bem porque existem inclusivamente fármacos que abrem os canais por onde sai o leite, bem como os que ajudam à produção do leite para além de alguns alimentos que também ajudam, e ainda existem grupos de apoio à amamentação que vos podem ajudar, deram-me esta informação no hospital. Enxotem as enfermeiras se tiver que ser porque o principal truque para amamentar é a calma da mãe. Se a mãe estiver stressada, o bebé vai sentir e vai ficar também agitado. É importante que ambos estejam calmos. Ele não sabe mamar e não há mais ninguém que possa ensiná-lo que não a sua mãe. Por isso calma acima de tudo porque é possível. Dentro de apenas alguns dias vão perceber que afinal amamentar é facílimo e vão conseguir fazê-lo com uma perna às costas, mas enquanto aprendem, tenham muita calma e não se deixem pressionar pela moda que aí anda.
Se por algum motivo não tiverem leite e não puderem amamentar, não deixem que vos façam sentir mal por isso. Nenhuma mãe prescinde do melhor para o seu bebé. Vocês tentaram... e isso é o mais importante. Há por aí muita gente saudável que foi alimentada com leite artificial. Não deixem que vos façam sentir mal. Tenham a vossa consciência tranquila de que vocês deram o vosso melhor.
No entanto, se estão prestes a ter um bebé pela primeira vez informem-se bem! Leiam muito porque não há nada como estar informada... A informação nunca é demais. E estejam conscientes que nos primeiros dias não é fácil, nada fácil. Vão ter que ser pacientes e calmas, e pensem que em apenas alguns dias, o drama passa, por isso vale a pena insistir.


 
(http://mulheradventista.com/semana-mundial-da-amamentacao/)

Comentários

  1. Ainda bem que aqui em Berlim tenho uma "midwife" - que é assim uma especie de parteira/enfermeira/melhoramigadarecemmae - que vem a casa todos os dias nos primeiros 10 dias de vida do bébé e ajuda nesta parte. Elas sabem com cada truque! E sabem confortar quando a coisa corre menos bem. :) Beijinhos
    ps: quando estiver desesperada vou pensar neste teu texto e nas tuas palavras de encorajamento. <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O importante é não desistir... E lembra-te no que eu te disse no outro dia... TU é que sabes o que é melhor. Essas midwife's deviam existir em todo o lado... Qualquer coisa apita! Estás à vontade.

      Eliminar
  2. Tens toda a razao! Adorei o texto!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares