Não nos sinto preparados para o próximo passo!


É um tema que me anda a tirar o sono há meses! Sim, sou uma stressada e sofro por antecipação, e desta vez não é excepção!

A partir dos 3 anos é expectável que os miúdos ingressem na pré-primária/pré-escolar! Isto para mim soa a escola dos crescidos, e eu sinto o meu filho tudo menos “crescido”!

Tanto quanto pude apurar, no pré-escolar, tudo funciona de forma muito diferente da creche.

É suposto comerem completamente sozinhos, incluindo lanches que levam nas mochilas. É suposto ir ao wc completamente sozinhos, tendo assim a capacidade de discernir quando vão e deixar tudo limpo quando saem!  Não se dorme a sesta. E eles brincam entre eles apenas com uma ligeira supervisão!

Ora eu sinto o Vasco muito longe de tudo isto! Estaremos a fazer das crianças pequenos adultos demasiado cedo?! Eu diria que sim.

O Vasco come sozinho desde muito cedo, mas é aquele puto que ainda precisa de uma ajudinha… O Vasco está neste momento em processo de desfralde! Continua a não pedir, e temos que ser nós adultos a ir coloca-lo no wc para que a coisa se dê!! Ah e temos que ser nós a garantir que fica tudo limpo! 

A sesta, faz-lhe ainda muita falta! Dorme religiosamente a sua sesta logo a seguir ao almoço, e se isto não acontecer segue-se umas horas de birra profunda até se vencer pelo cansaço e acabar por adormecer perto da hora de jantar, e depois à hora de dormir não tem sono! – Não funciona!

À parte disto tudo O VASCO NÃO FALA! Para mim é impensável, coloca-lo numa escola onde ele não possa chegar a casa e contar-me as suas preocupações. Com a linguagem que ele tem, ser-me-ia completamente impossível perceber se as coisas estão bem ou não! 

(Para terem uma ideia sempre que lhe pergunto se ele gosta de mim ou do Blaze ou de pessoa x ou coisa y ele responde: Não! – Ou seja, nem conseguiria perceber se ele gastaria da escola!)

Ou seja, não nos sinto minimamente preparados para o pré-escolar! 

Ainda que o entusiasmo seja muito, não o sinto!

Não quero ser eu a impedi-lo de crescer, mas a preocupação de mãe sobrepõem-se aqui em larga escala!

E isto tudo faz-me pensar que somos mesmo uns apressados. Qual é a pressa do pré-escolar?! Qual é a pressa de que sejam tão autónomos e independentes?! Para quê?! Porquê?! 

Este assunto anda a tirar-me o sono há muito tempo, e pelo que prevejo, vai continuar pelo menos até Setembro quando ele não entrar no pré-escolar! – Espero eu!


(Imagem: Revista Crescer)



Comentários

  1. Ui, eu como educadora fico a pensar então o que é que eu estou lá a fazer, se é suposto eles fazerem tudo sozinhos!
    Cada criança tem o seu ritmo e o educador vai ajudando cada um a conseguir cada etapa. Mas não é de um dia para o outro, claro!! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que cada escola terá a sua forma de funcionar. Actualmente ele está na cresce e conta com a ajuda das educadoras para tudo! E eu confio imenso nelas.
      Mas na escola que irá ingressar para o pré-escolar (a escola que escolhi para ele fazer o ensino primário) é muito assim. É requerida a autonomia completa delas precisamente porque o acompanhamento é muito superficial

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares