Alfabetização precoce


Senhoras tenho uma pergunta para vós: Para quê?!

Das coisas que mais me custa em ser mãe é o depressa que ele está a crescer. Ainda ontem, era tão dependente de mim e a cada dia sai um pouco mais debaixo da minha asa!
Tenho saudades! Tenho tantas saudades de quando ele, bebé com poucos meses ficava sossegadinho a apreciar o meu colo…

Sim, estimulo a autonomia do meu filho, claro que sim. Dou-lhe sempre a oportunidade de fazer várias coisas completamente sozinho, mas para que possa ensiná-lo a ser confiante!
Não tenho qualquer interesse em que ele saiba ler ou falar 3 línguas! Até porque a Alfabetização precoce é comprovadamente ineficaz! 

Uma criança pode saber ler aos 4 anos, mas quando tiver 6 ou 7 todos irão saber ler da mesma forma! Adiantaram-se um bocadinho, mas não lhes serviu de nada! Nicles! Népia!
Por isso, não compreendo a Alfabetização Precoce. O porquê de tentarem fazer de bebés pequenos adultos! Qual é mesmo a pressa de que eles cresçam!

Valerá a pena?!

Valerá a pena, perder todas as brincadeiras às escondidas ou aos chás para saberem as letras do Alfabeto?!

Valerá a pena perder todos os rabiscos, em folhas de papel e até nas paredes lá de casa para saberem os números?!

Valerá a pena, todos os abraços, os aconchegos, as tardes de filmes com baldes de pipocas para saberem contas simples?

Perder tanto de tão bom, para daqui a uns anos, saberem precisamente o mesmo que todos os outros?!

E mesmo que saibam mais?! Fará isso deles adultos mais felizes?!Mais realizados?! Mais competentes sequer?! 

(Conheci ao longo do meu percurso várias pessoas com uma excelente formação mas burras “que nem uma porta”)

Pensem nisso Senhores e Senhoras! Sempre que obrigarem os vossos filhos a estarem sentados a aprender umas quaisquer letras ou coisa que o valha, estão a perder momentos preciosos de cócegas, jogar a apanhada, risinhos e gargalhadas.

Sempre que estão tentar fazer dos vossos filhos miúdos inteligentes, estão a privá-los de carinho, e cumplicidade.

Sempre que optam pela Alfabetização precoce, estão a perder amor!




 Sigam também no Instagram: https://www.instagram.com/seilaeusermae/

Comentários

Mensagens populares