Montessoriando (mais ou menos) #1
Tal como falei aqui, circulam por aí às mãos de todas, milhares de
vertentes, técnicas e métodos de como educar as crianças!
E tal como
mencionei, não sigo nenhum à risca.
Há 3 a que sou
mais fiel, mas ainda assim, não a 100%. Como disse aqui,
faço aquilo que faz mais sentido para mim.
Uma das
metodologias que sigo um bocadito é a Montessoriana!
Maria Montessori,
desenvolveu um método educativo que é aplicado em escolas e um pouco por muitos
pais.
“Destacou a
importância da liberdade, da actividade e do estímulo para o desenvolvimento
físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se
equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. Adoptou o
princípio da autoeducação, que consiste na interferência mínima dos
professores, pois a aprendizagem teria como base o espaço escolar e o material didático” in Wikipedia
Uma das suas
frases mais famosas é a seguinte: “Nunca ajude uma criança numa tarefa em que
ela se sente capaz de fazer”
(Atenção ao “sente”!)
O que faz sentido
na minha cabeça?! – Podemos ajudar uma criança a executar tarefas e com isso a
sentir-se capaz e confiante! Podemos ajudá-los a sentirem-se menos diferentes
de nós adultos, e dar-lhes a boa sensação de conquista! Eles são capazes de
muito mais do que nos fazem crer. Dar-lhes independência e autonomia faz deles
pessoas confiantes em si próprios! Penso eu. E por isso, sigo um bocadinho do
que este método de educação diz.
Tenho lido e
pesquisado muito sobre o assunto, e percebi algumas bases:
- · Menos é mais! – Não vale a pena enchê-los de brinquedos coloridos e barulhentos, que apenas causam caos nas cabecitas deles e nas nossas. Excesso nunca foi boa prática.
- · Limitar o campo visual! – Tabuleiros e cestas são os melhores amigos do método Montessori. Limitar o campo de visão a um tabuleiro ajuda na concentração no desempenho duma tarefa. Os tabuleiros devem também ser restrictos a um tema. Por exemplo utensílios de cozinha, ferramentas, cores… Não baralhem os miúdos!
- · Tarefas – Um brinquedo pode ter mil e uma funções, mas o ideal é dar-lhes algo para fazer. Encaixar, separar, pôr e tirar… tarefas para fazer. Além de desenvolver a motricidade é fácil de perceber que os miúdos adoram ter qualquer coisa para fazer.
- · Texturas – O tacto! Usar diferentes tamanhos formas e texturas é uma excelente forma de lhes mostrar o mundo.
- · Deixá-los participar! – O cérebro de um bebé desenvolve-se a uma rapidez alucinante, e eles adoram imitar o adulto. Podemos deixá-los participar! Há mil e uma tarefas simples que os podemos deixar fazer e envolvê-los, que além de desenvolver as suas capacidades mentais e motoras, vão ainda deixá-los felizes por poderem participar.
- · Confiar! – Temos que confiar neles. Dar-lhes a oportunidade de conseguirem realizar determinada tarefa. Acreditar que eles conseguem principalmente quando eles próprios acreditam e não destruir a sua autoconfiança.
Estes e muitos
mais, mas estes foi os que mais retive porque fizeram sentido para mim.
Agora vamos
Montessoriando cá por casa, e eu vou-vos mostrar como.
Deixo-vos alguns
exemplos de brinquedos aptos para a metodologia Montessori, com tarefas, texturas
e tudo aquilo que precisam para aprender e divertirem-se em simultâneo.
(Imagens: Pinterest excepto as do Vasco)
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