1º dia de Escola/Creche/Primária/Faculdade... e todos esses...

É coisa que acontece com imensa frequência na vida de nós mães, e às quais nunca nos vamos habituar. 
Os primeiros dias. 

O que mais custa é o primeiro dia na creche. Foi já há mais de 1 ano, mas aqui a mãe chorou mais do que é capaz de admitir. Mesmo com aquela técnica de o deixar apenas 1 ou 2 horas, foi um choque demasiado pesado. 

No meu caso, como comecei um novo projecto profissional quando o Vasco tinha 6 meses, esta adaptação foi rápida demais, pelo menos para a mãe! Num dia, estava com ele em casa todos os dias, o dia inteiro, e no dia a seguir estava a deixá-lo com estranhas durante a manhã. Em menos de uma semana, deixei-o com essas estranhas o dia todo, porque nem redução de horário tive. 

Foi duro, muito duro. Mas essas estranhas, não podiam ter sido melhores. O Vasco não ficava a chorar na escola (só eu é que ficava). Éramos recebidos com festa, diversão e carinho todos os dias, e em pouco tempo, o Vasco chega à escola de braços esticados para ir ao colo delas! Obrigada Marta, Xana, Mimi, Cristina e Carla por ajudarem o meu filho crescer. 
O Vasco aprendeu muito ali, e cresceu feliz, naquela escola quase perfeita tal como vos expliquei aqui.

E ontem foi um novo dia de primeiras vezes. 
Ontem, tal como falei aqui o Vasco mudou de sala. Foi para a sala dos crescidos. 
Com isto mudam as educadoras, os colegas, as rotinas entre tantas outras coisas. De manhã, talvez por perceber o meu nervosismo, pela primeira vez choramingou.
A meio do dia a Educadora ligou para me descansar. 

Brincou com os colegas, brincou na rua, foi ao refeitório e almoçou tudo sozinho e dormiu bem a sesta. 
O seu dia correu bem, já o meu....

Estava positiva em relação a esta mudança. Acredito que estar com meninos mais crescidos será positivo para ele, para crescer, aprender e desenvolver mais. Estava até entusiasmada. 
Mas como mãe, é inevitável. Aquele nervoso miudinho que me seguiu o dia todo.... Aquele aperto no estômago, aquele nó na garganta. 

Eles nunca serão crescidos demais, pelo menos para nós mães! Eles serão sempre os nossos bebés, e todas as primeiras vezes, por mais pequenas que sejam, serão sempre motivo de preocupação para nós. 

Ontem correu bem. 


Comentários

Mensagens populares