#7 Mães há muitas! - A Madrasta

Ela é das pessoas mais doces que tive o prazer de conhecer. Com ela não há meio termo. Dá o tudo ou nada! Entrega um pouco de si em tudo o que faz e em cada palavra que diz. Vive num mundo cor-de-rosa, e batalha diariamente para que tudo corra bem. Das mães mais dedicadas que já vi, a vida presenteou-lhe com mais 2 filhos "emprestados"! E gerir isto? Nem sempre é fácil, mas ela vira o mundo para ter a certeza, que a vida dela e a dos que ama continuará sempre cor-de-rosa! 

Apresento-vos a doce Mariana: 


* Quem é a Mariana, além de Mãe da Victória?!
A Mariana é esposa, mãe, filha, neta e madrasta, tradutora e terapeuta de pele. A Mariana tem paciência demais, a Mariana tem coração grande demais e fica decepcionada muitas vezes. Mas além de tudo e o mais importante, a Mariana é uma mulher feliz.

*Tens dois enteados Jayden & Brenden, eles aceitaram bem a tua entrada na vida eles?
Quanto aos meus enteados, parecia terem aceitado bem a minha entrada na vida do pai e deles. Infelizmente, ao passar o tempo, vieram a revelar os seus verdadeiros sentimentos. Soube que a mãe deles se havia separado do meu marido, um ano antes de eu o conhecer, no entanto eles nunca se sentaram com os filhos e explicaram a sua relação.
Graças a essa ignorância e da minha sogra, foram educados a pensar que eu fui a causa da separação dos pais. Imaginas o stress e raiva que há neles…. O Jayden é o mais racional e inteligente dos dois. Ele faz perguntas quando algo não faz sentido, enquanto que o Brenden tem os seus problemas mentais que ninguém encara como sendo realidade. Mas eu que fui professora por 12 anos consigo ver e diagnosticar o atraso dele. O Brenden, infelizmente aceita tudo o que lhe é dito pela mãe e avó. O que criou demasiada discussão entre ele, eu, o meu marido. Disse vezes sem conta ao meu marido que o Brenden ainda se tornaria na razão maior do nosso divórcio. Como só os vê ao fim de semana, quer ser amigo deles em vez de ser pai. Actualmente, e porque em seis anos não aceitou o fim da relação dos pais, decidimos entre todos que o Brenden não frequentaria mais a nossa casa. Quer ficar com a mãe, e cumprimos a sua vontade .O outro gémeo, o Jayden, continua a vir a nossa casa e fazer parte integral da família.

*Vais fomentar uma verdadeira relação de irmãos entre eles e a tua filha Victória?!
Tento fomentar uma relação entre eles e a Victoria. O Jayden sempre foi mais dado a bebe e mais carinhoso. O Brenden sempre foi indiferente. Não dizia olá, nem tchau, nem abraço, nada.... Mas não era só assim com a bebe , ele é assim com toda a gente. Um dos sintomas de autismo e Asperger's que ele apresenta, entre muitos, muitos mais, mas que ninguém quer acreditar.

*É muito diferente ser mãe biológica, e mãe "emprestada"?
Ser mãe biológica e emprestada, em teoria é suposto ser igual. O que se ensina a um se ensina a outro. Como se trata um se trata o outro. Mas infelizmente na prática, e muito mais difícil. Faço os possíveis. Tento mesmo tratar todos iguais, não quero que ninguém se sinta inferior ou superior ao outro. Mas o amor e completamente diferente. Muitos querem ser politicamente correctos e dizer que amam os seus próprios filhos da mesma maneira aos enteados e isso é completamente mentira. Não são do nosso corpo, então a devoção , o amor, a amizade que se sente é muito, muito diferente. Mas exteriorizar um sentimento igual é a parte difícil, mas tem que se fazer para que não sintam essa diferença. 

*Imaginas a tua vida sem eles? 
Quanto ao imaginar a minha sem eles, sim... imagino. Não quero que isto soe frio ou que não pensem que não os amo, mas não são meus... Nunca serão... São filhos do meu marido... Gosto mais de um (Jayden) do que o outro (Brenden)  graças ao inferno que ele criou nas nossas vidas com as suas mentiras e manipulações, mas imagino minha vida sem eles... Já não vemos o Brenden desde Setembro. E não sinto saudades nenhumas. E quando não vejo o Jayden, também não sinto saudades. Faço mais por eles que a própria mãe, mas faço porque sinto pena deles e do meu marido. 

*Sentes-te presa quando tentas educá-los ou impor regras aos meninos, por não seres mãe biológica?!
Não, não sinto mas na realidade é muito mais difícil ser respeitada por não ser a mãe biológica. Por exemplo, a mãe deles não acredita em regras e eles fazem o que querem as horas que querem onde querem, quanto a mim eu fui criada com regras, e sei que precisamos delas sejamos crianças ou adultos para funcionar numa sociedade. A mãe deles já não é tão racional quanto eu. Então ela própria lhes diz para não seguirem as minhas regras e para me ignorarem porque eu sou “Hitler”. Isto são as palavras dela. Já os garotos me disseram e já ela me disse. Não sei em que raio de mundo vive ela nem em que mundo ela pensa que os garotos vão viver mas não há nada que eu possa fazer para lhe mudar as ideias nem quero. O que eu respondo aos garotos é " na casa da tua mãe, segues o que ela diz mas aqui nesta casa segues o que nos dizemos" Não importa o quão diferentes sejam as regras ou expectativas que os adultos tenham deles. Infelizmente, a mãe faz a vida deles mais confusa porque agora tem eles que se lembrar o que fazer numa casa e o que fazer noutra. Mas embora seja uma tarefa difícil, também sou. Se sujam, limpam. Quando se levantam, fazem a cama. Limpam a casa de banho deles. Ajudam a lavar e dobrar a roupa deles. Ajudam a por a mesa e a levantar mesa etc... Tarefas banais mas importante para a educação deles. 


*Qual é o papel mais difícil? Mãe biológica, ou mãe emprestada? 
O papel mais difícil é mesmo ser madrasta. Ser mãe biológica é tão fácil, temos o nosso instinto, um amor inato, não sei explicar bem. Não há ninguém a manipular e a confundir a minha filha. Não há regras e expectativas diferentes. Não há pessoas de fora a inventar mentiras. Ser mãe emprestada tem muito mais que lhe diga especialmente quando a mãe biológica e a avo fazem de tudo para manipular a cabeça dos garotos. E um constante remar contra a maré mas eu não desisto de seguir os meus princípios de mãe. Só espero que quando se tornarem homenzinhos, tenham a inteligência de ver quem fez tudo por eles. Fi-lo por amor, fi-lo para os educar a serem homenzinhos, fi-lo de coração. Fui eu que os ensinei a limpar o rabo (aos 9 anos!) porque nem isso a mãe os ensinou (literalmente não sabiam ir ao wc sozinhos com 9 anos…), fui eu que os ensinei a atar as sapatilhas porque nem a mãe, nem a avo nem o pai teve o tempo e paciência de lhes ensinar, fui eu que lhes ensinei as tarefas de casa porque também ninguém se dá ao tempo de lhes ensinar nada. Eu culpo muito o meu marido também porque ele fez filhos sem saber ser pai e ele culpa a mãe deles e a minha sogra mas eu digo-lhe que ele é pai por isso a responsabilidade também é dele.


*Achas que sabes ser mãe?
Sinto que sei ser mãe, sim. Dou tudo de mim a minha filha e aos meus enteados. Mas apôs seis anos de desprezo e manipulações e mentiras, cortei relações com um deles. Teve seis anos para ver a realidade de quem o ama e de quem faz de tudo por ele, mas continua a querer ser mal criado, a ser mentiroso e manipulador. Estou num ponto que nem confio ele dormir na mesma casa que eu e a minha menina. Ele tem problemas mentais e ninguém faz nada para ele ser acompanhado. Ele fez muita maldade e causou tantos problemas e eu sempre ia perdoando, dando lições de vida e ele parecia escutar mas na realidade não mudou nada. Então chegou a altura de cortar aquele laço que eu tentava a apertar bem para ficarmos mais chegados mas não deu. Então agora dou o meu coração a Victoria e ao Jayden e todos vivemos mais sossegados e felizes. Agora sim, a família está em harmonia.






Comentários

Mensagens populares