Xxxiiiiiiii.... Já te babas!

Xxxiiiiiiii.... Já te babas, é o que dizem os meus amigos, quando por acaso alguém se engasga, fazendo a "subtil" sugestão de que estamos todos velhos!
O que eu nunca pensei, foi ver chegar tão depressa o dia em que eu ia dar conta de me babar. Calma, não me transformei em nenhum "boxer" ou qualquer outro canino...
Isto foi algo que dei conta desde o inicio da gravidez mas que nem dei importância por ser (primeiramente) uma coisa leve e quase despercebida. 
Sim ainda estamos a falar de baba... Nos primeiros dias, achava que me estava a "babar" um bocadinho mais que o habitual. No entanto, outra coisa que senti logo desde inicio foi uma alteração no apetite. Não é que tivesse mais fome, até porque comia menos, mas tinha fome mais vezes... comecei a ter aquela necessidade do "poucas quantidades várias vezes ao dia". 
E como tinha fome mais vezes ao dia do que o habitual, comecei a achar que essa alteração no apetite é que me provocava um aumento de baba...
Até que fui à primeira consulta e deram-me um flyer, intitulado "Desconfortos do primeiro trimestre". 
Quando cheguei a casa fui ler o conteúdo do flyer e descobri algo incrível...

Ptialismo
s. m. (fr. ptyalisme; ing. ptyalism). Secreção excessiva de saliva. 
 Sin. de sialorreia, hipersalivação, hipersialia.
(http://medicosdeportugal.sapo.pt/glossario/ptialismo)

Sim é uma condição comum na gravidez, que passa pelo aumento das secreções salivares. 
Ou seja.... baba! Eu nunca tinha ouvido falar de tal coisa, e não fazia a mínima ideia que as grávidas babam-se, mas é verdade... No meu caso até me engasgo com maior frequência, mas pelo que li há casos bastante piores. Há pessoas cujo o seu dia normal chega a ser mesmo afectado por esta condição. 
Para mim não é grave... é chato principalmente em conjunto com os normais enjoos, e como disse engasgo-me com maior frequência, mas fora isso tudo normal. 
Agora podiam avisar as pessoas que as grávidas babam-se... e finalmente os meus amigos já têm efectivamente motivos para gozar comigo ao dizerem que eu me babo. 
(Se calhar não devia ter escrito este post... vou sofrer depois disto)
:P

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares