Sinto-me um Humpty Dumpty

Bem que a Sra. Minha Mãe avisou e por mais que me custe dizer, tinha razão, mais uma vez. 
No primeiro trimestre da gravidez, uma das coisas que mais ansiamos e não temos é a barriguinha. Queremos que toda a gente saiba a nova fase entusiasmante da nossa vida. Queremos exibir uma barriguinha (que nas nossas cabeças é redondinha, nunca grande demais e no pensamento não pesa nada!)
Passando o primeiro trimestre esta barriguinha começa a notar-se. Visual e fisicamente! Pois é! Pode parecer mentira, e lamento se vou desiludir alguém, mas a barriguinha não é bem aquilo que imaginamos. 
Calma, é giro... é bom... é o maior símbolo da gravidez, e é maioritariamente o maior sintoma. Sim sintoma, porque a barriga sente-se.
Nos primeiros meses de gestação, o corpo da mulher está estupidamente ocupado a fabricar um novo ser... Corpo, membros, ossos (que começam por ser apenas cartilagens), órgãos e tudo e tudo... A partir do segundo trimestre é para desenvolver e aperfeiçoar o que já foi formado... e com o desenvolver e aperfeiçoar quero também dizer... CRESCER!
Sim, no segundo trimestre a criança cresce como se não houvesse amanhã, aumentando de peso e comprimento quase diariamente. É também nos segundo trimestre que vamos começar a sentir a criança, quando esta começa a ficar uma crescida e começa a roçar as paredes do útero, porque até então, o nosso rebento estava como  que numa enorme piscina a brincar ao "Hoje vamos fazer rins!".
Com o crescimento da criança, como é óbvio, cresce a barriga. As diferenças notam-se à semana... Se antes estávamos ansiosas de ter barriga, agora ela cresce como nunca. E sente-se a crescer... sim sente-se! Há dias em que sente-se mesmo a pele e os músculos todos a esticar e por vezes, chega mesmo a parecer que a qualquer momento vão ceder e rasgar como se não aguentassem a pressão! Calma!!! O corpo aguenta! 
O peso aumenta também, é mais notório o aumento de peso agora num mês do que nos primeiros três... E o tamanho... Sim, ficamos maiores, e maiores do que aquilo a que estamos habituadas. É preciso habituação ao ponto de equilíbrio, não vale a pena sentirmo-nos tontas, é normal... é preciso habituação ao espaço que ocupamos... também é frequente tirar mal as medidas e bater levemente com a barriga aqui e ali... e começa a aumentar a dificuldade em movimentos antes simples e que vão ser cada vez mais uma aventura! O levantar por exemplo. Passamos uma fase em que nos sentimos simplesmente GRANDES... como um Humpty Dumpty.  Começa o andar à pinguim, os movimentos a ficarem mais lentos e o peso da barriga a sentir-se... Sinceramente, por vezes, apetecia-me tirar a barriga e guardá-la numa prateleira, mas só por um bocadinho, porque gosto dela, gosto de exibi-la e gosto de a sentir. 
Enfim... faz parte... e pelo que a Sra. Minha Mãe diz... vai piorar!
(Imagem: genius.com)

Comentários

  1. ah pois é minha querida prima. a barriga começa a notar-se mas também a "estorvar", aqueles movimentos simples de baixar, apertar sapatos.. esquece, eles serão cada vez menos simples... mas tudo isso vale a pena quando temos a "nossa mancha no útero" cá fora conosco! aproveita bem cada dia da gravidez, pois acredita que são momentos únicos. até dos enjoos matinais eu sinto falta! se precisares de alguma coisa cá estou, apita. beijinhos grandes

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares