Montessoriando (mais ou menos): - O quarto! (com dicas)

Já toda a gente viu por aí a circular as lindas camas Montessorianas que por aí andam.São lindas de facto, e  por cá já temos uma.

Mas se querem um quarto no estilo Montessoriano, há muito mais além da cama.

A CAMA:
Um quarto Montessori não é uma cama no chão.
Sim,algo em uso segundo o método Montessori é a cama no chão. Sim, no chão, e não precisam de gastar rios de dinheiro nas camas em forma de casinha, porque a ideia não é essa. A ideia é eles “subirem e descerem” das suas camas sempre que quiserem. Mais uma vez, a autonomia.
Basta um colchão no chão (com devidos resguardos por baixo tapete/estrados… ) e pode ser chamada de uma cama Montessoriana. Aliás, esta é a cama ideal.

Perguntas:      
  • ·         A partir de que idade se pode optar por uma cama destas? – Desde o nascimento!
  • ·         Eles não caem para o chão? – Daí a cama no chão, não há queda, no máximo rebola, e para isso, o ideal será colocar um tapete/colchão junto à cama para onde seja macio de se rebolar. Vamos lá deixar os miúdos rebolar pelo chão a fora que não lhe faz mal nenhum. 



OS MÓVEIS:

Além da cama, tudo o que está incluído no quarto deve estar ao alcance da criança. Para isto há que tornar o ambiente seguro. Deixem-se de bibelots desnecessários e coloquem apenas no quarto aquilo que é necessário e os brinquedos do bebé (que não precisam de ser em grande quantidade). A ideia é mais uma vez eles poderem pôr e tirar sem pedir a ninguém.

Perguntas:
  • Eles não desarrumam tudo? – Numa fase inicial pode acontecer, mas com o tempo melhora. E no fim de algum tempo, compensa e muito. É também boa prática ensinar a arrumar. Isto vai também estimular a sua sensibilidade estética. 


ESTIMULAR:

Sem exagero! Mas a ideia do quarto Montessoriano é deixar à disposição do bebé uma série de estímulos que o vão ajudar a conhecer o mundo. Um espelho é um bom exemplo, para que eles se conheçam, tenham noção “do outro” e mais tarde do reflexo. Música, já está mais que comprovado que traz vários benefícios aos bebés e até mesmo aos adultos. Para os que ainda não andam, podem também colocar uma barra presa à parede (como aquelas das bailarinas) para estimulá-los a que se coloquem de pé e comecem a andar.

·         Perguntas:

  • Os brinquedos Montessori são todos de madeira? – A ideia não é serem todos de madeira. A ideia é apresentar-lhes texturas e cores diferentes para que eles descubram.

MENOS É MAIS


Como em tudo na vida, menos às vezes é melhor! Não sobrecarreguem as crianças com barulhos, cores, objectos e tralha muitas vezes desnecessária. Isto apenas vai dificultar a sua capacidade de concentração. Muitas vezes ouvimos as mães dizer: “Tem tantos brinquedos e não brinca com nada!” o problema é mesmo esse: É demais. Com menos brinquedos, vão ter uma maior capacidade de concentração em cada brincadeira.

Perguntas:
  • Tenho muitos brinquedos mas porque me ofereceram, vou mandá-los fora?! – Não é preciso. Guarde uma parte numa caixa (na arrecadação ou assim) e vá alternando de tempos, em tempos, os que deixa à disposição do bebé.





E é mais ou menos isto. Não custa nada e não é preciso gastar-se fortunas. Muito pelo contrário. Por aqui já vamos tentando (mais ou menos) apostar neste estilo, e por enquanto está a ser encantador. Por aí, vão tentar?! E mostram-nos o resultado?!

Imagens: Pinterest



Comentários

Mensagens populares