A parte pior da maternidade

A maternidade não é aquele mundo cor-de-rosa que muitas vezes se pinta. 

Tem coisas más… muito más mesmo. Tem coisas chatas, cansativas em que a paciência não ajuda.

Tentei listá-las:
·         *Hormonas – A pior é sem dúvida as hormonas ao rubro que afectam o nosso discernimento. Há coisas pequeninas que nos parecem ENORMES e no final de contas é assim que nos sentimos…
·         *Dormir – Ou não. A privação de sono é das coisas que cansa mais, nem que seja a longo prazo. E não passa por eles dormirem à noite ou não, porque nós, nunca mais dormimos da mesma forma.
·         *As músicas – Em pouco tempo vamos ter as musicas do Panda e da Xana Toc-Toc na nossa cabeça. E damos por nós a cantá-las em sítios completamente despropositados.
·         *Rotinas – Se antes de ter filhos as vidas são livres e ainda assim as achamos rotineiras, depois então é tão ritmada que até enjoa… É isso… as rotinas enjoam, mas fazem parte.
·         *A ajuda – Aquela ajuda que recusamos, que não temos ou que até nem parece que chega. Quando eles nascem parece que há muito a acontecer e que precisamos de toda a ajuda do mundo. Depois entramos no ritmo (lá está, a rotina) e a coisa passa.
·         *Vacinas – É terrível levá-los deliberadamente a ser magoados. Custa horrores, segurar neles para que lhes espetem uma agulha nas pernocas e vê-los chorar.
·         *Pô-los na cresce - Custa sempre, e tem que ser. Temos que ir trabalhar cedo e deixá-los entregues a estranhos sendo que eles não falam e não nos podem dizer se gostam ou não de lá estar. Alguns ficam sempre a chorar só para partir o coração da mãe em mil pedaços.
·         *Não ir a lado nenhum – Pelo menos com a mesma frequência. Antes de ser mãe saía todas as semanas. Ora jantar, ora cinema… Isso acabou-se
·         *Ter sempre coisas por fazer – É um trabalho que não acaba. Ora sopas, ora limpar, ora fraldas, ora arrumar… sempre… constantemente.
·         *Birras no meio da rua – Mesmo que não demos importância ao que os outros dizem, quando eles se atiram para o chão aos gritos no meio da rua, é sempre chato. Ainda que quase todos o façam, à nossa volta só nos olham como se fossemos aliens, isto quando não vêm meter o bedelho e dizer parvoíces.
·         *Um corpo novo - Não é uma questão de peso. O corpo muda e precisamos de algum tempo para nos habituarmos à nova forma
·         *Não sentir o esforço valorizado -  É um papel que é esperado de nós, ninguém nos vem dar palmadinhas nas costas. Se por um lado há muito que esteja sempre disposto a criticar o que fazemos mal, ninguém nos vem parabenizar pelo que fazemos bem.
·         *Quem não liga ao teu filho – “Quem meus filhos beija, minha boca adoça” e agora muito mais. Aquelas pessoas que não ligam pevas à tua família, vão irritar-te à brava. Tipo uma tia que nem sabe do sobrinho há meses, enerva… bué!
·         *Opiniões por todo o lado -  A história que já cansa. Toda a gente conhece um exemplo, sabe um truque e tem uma opinião. O chato é que nós mães estamos SEEEEMMMMPPPREE a ouvi-las, e há alturas em que cansa mesmo.
·         *A relação do casal – É lixado. Temos que estar atentas porque senão vai-se pelo cano. É normalíssimo andarmos exaustas e com sono, e atentas no bebé e nem nos lembrarmos que o Sr. Que mora lá em casa é o nosso marido/namorado e que nós nem nos lembramos que ele existe! Há que prestar atenção e contrariar essa tendência.



De repente lembrei-me destas. Lembram-se de mais alguma?!

(Imagem: Mensagens com Amor)

Comentários

Mensagens populares