As mães deviam ficar em casa com os filhos até eles terem 18 anos!

Não, não e não!

Lembro-me que foi o que disse quando ao fim de 6 meses tive que ir trabalhar e deixar o Vasco numa escola com estranhos: “As mães deviam ficar com os filhos em casa até eles terem 18 anos! E agora não podia discordar mais.

Custa muito, custa horrores deixar os nossos pequenos bebés indefesos com pessoas que nos são estranhas. Chorei baba e ranho.
Mas agora que olho para trás, não posso deixar de concordar: É mesmo o melhor para eles!

Não digo tão cedo… 6 meses é pouco, mas definitivamente a escola faz-lhes bem.

Sim, não há colo que substitua o colo da mãe, e sim, a presença da família é muito importante para o desenvolvimento deles enquanto pessoas. Desenvolvemos sentimentos.

Mas a escola ajuda noutras coisas.
A escola ajuda ao relacionamento com outras crianças, ajuda ao cumprir de regras (nós mães somos por natureza mais permissivas e abrimos muitas excepções), a escola ajuda no desenvolvimento de competências, duma forma para a qual nós, mães não estamos preparadas para o fazer.

Senão vejamos. Nós somos mães porque os gerámos. Carregámos por 9 meses, um dia parimos (detesto esta palavra) e de repente temos um ser nas nossas mãos. Após umas breves explicações básicas dadas por uma enfermeira estamos em casa com a responsabilidade de uma vida no colo.
As educadoras, pelo seu lado, estudaram 4 anos de forma especializada naquilo que é o desenvolvimento de uma criança. Não é um simples tomar conta, acreditem, elas sabem o que fazem.

Lembro-me quando fui à consulta dos 15 meses com o Vasco e o pediatra me perguntou se ele sabia como faz o cão. E qual não é o meu espanto, quando ele responde prontamente “ão-ão”! Eu nunca lhe tinha ensinado aquilo. Nunca me tinha lembrado de lhe ensinar os sons dos animais, porque nem tão pouco sabia que já era altura. Mas elas sabiam! E ensinaram-lhe!

Quando comecei a investigar mais sobre o método Montessori, não pude deixar de reparar que a maioria dos brinquedos da sala das escolas têm este tipo de brinquedos. Desenhados para estimular o desenvolvimento motor, e cognitivo deles. Sabem porquê? Porque elas sabem o que fazem! Acreditem!

O comportamento dele com outras crianças, o saber partilhar, o conviver com o próximo… tudo isto é fruto do que aprende na escola!

Custa muito deixá-los numa escola, mas a verdade é que os benefícios são enormes. Por isso retiro o que disse aqui: “Para mim, num mundo perfeito os filhos ficariam com as suas mães até aos 3 anos.”, porque na verdade, para mim, num mundo perfeito as crianças iam para a escola com menos de 3 anos, mas apenas em part-time!

Não concordo com o tempo que somos obrigadas a deixá-los. Talvez apenas meio-dia fosse suficiente, mas isso, são outros 500.


Às educadoras do meu filho, se me estão a ler, mais uma vez, obrigada por nos ajudarem a crescer! 

(Imagem: Página Popular)

Comentários

Mensagens populares