Consultório Online

Sou defensora assumida das novas tecnologias e novas formas de comunicação. E já assumi aqui também que gosto do Facebook mas…
Há uma coisa que me faz confusão.

Quando é que a internet passou a substituir os profissionais de saúde?!
Vejo vários pedidos de ajuda e conselhos sobre doenças ou sintomas esquisitos por aí na internet.

Claro, que ao fazer estes pedidos de ajuda, as pessoas estão certamente apenas à procura de alguém com experiencia ou que já tenha passado pelo mesmo. E isto até faz sentido. Dentro de limites.

Uma coisa é uma unha encravada, outra é manchas no corpo todo.
Quando é que a internet se tornou num consultório online?!
Não me entendam mal, há coisas pequenas e simples, em que se pode evitar ir a correr para as urgências, mas vamos lá a ter calma.

Há uns meses atrás desabafei num grupo sobre um comportamento que achava estranho. O meu filho atirava tudo para o chão. Na maioria das respostas as mães diziam que era perfeitamente normal e que os seus filhos faziam o mesmo. Mas no meio daquilo, qual não é o meu espanto quando alguém diagnosticou ao meu filho uma doença grave… assim, sem o ver… Disse-me: “O seu filho tem claramente distúrbios do espectro do autismo.” – WHAT!??!?

E quando vejo pessoas a “receitar” descaradamente medicação a crianças e bebés só porque uma mãe disse que tinha febre, ou cólicas, ou dor de dentes?!


Vamos limitar o consultório online?! Não vejo mal nenhum em dar umas dicas, tirar umas duvidas e procurar sugestões, mas vamos tentar não abusar? Vamos tentar não fazer da internet um consultório online? 

(Imagem: Sol.pt -)

Comentários

Mensagens populares