Será sempre o meu bebé!

Bebé! O meu pequeno bebé, agora com um ano, que todos os dias cresce contra minha vontade (mais ou menos) e dá passos em frente para se tornar cada vez mais num pequeno rapazinho e menos num bebé!
Há coisas que enfatizam mais este crescimento… Por exemplo, quando cortam o cabelo e ficam com ar de “homenzinhos”… Ou quando começam a “falar” sozinhos enquanto brincam… Ou quando começam a andar sozinhos… Cada pulo, cada passo, cada conquista, é um orgulho enorme e ao mesmo tempo um pico no coração, que nos faz perceber que o tempo corre depressa demais e que estamos no caminho em que deixaremos de ser mães de bebés!
Já aconteceu parecido, quando tive que deixar de dizer que tinha um recém-nascido… Não, não liguei às datas e prazos definidos sei lá eu por quem…mas a certa altura, de facto, sente-se… deixam de ser recém-nascidos… e deixarão de ser bebés… e meninos…e rapazes… e adolescentes…. AAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH – NÂO!
Mas afinal quais são então esses prazos definidos?!
  • ·         27 dias – Apenas aos 28 dias de vida, deixam de ser um recém-nascidos e passam a ser bebés! Período, na minha opinião demasiado curto, visto que chamei o meu de recém-nascido pelo menos até aos 3 meses… “A classificação a partir dos 28 dias como lactente ou bebê se dá porque é nessa fase que começa todo o desenvolvimento e comportamento que deve seguir até os 2 anos, período estipulado para a amamentação, daí o nome lactente
  • ·         2 Anos - Aos 2 anos, deixam de ser considerados bebés e passam a ser crianças “é nessa idade que começa o pleno desenvolvimento do seu filho, ele passará a distinguir o certo e o errado por meio de olhares e sinais dos pais, ele se torna mais sociável e quer ter o contato com outras crianças”.
  • ·         10  Pré adolescente – Sim, só com 10… Até porque o adolescente (Inglês= TeenAger) vem precisamente da idade que se inicia aos 13 e dura até aos 19 devido à terminologia (thirteen, fourteen…nineteen...)
  • ·         13 Adolescentes – Aquela fase em que são todos revoltados com a vida…
  • ·         18  Pré-Adultos – Desculpem lá mas para mim são apenas Pré… custa-me ver um jovem de 18 anos como um adulto… Com responsabilidades sim, mas sem exageros.
  • ·         21 – Maioridade Absoluta


É por tudo isto que os nossos filhos vão passar, ainda que por agora pareça que é completamente impossível… Aqueles pequeninos bebés, fofinhos, puros, doces… vão ser pessoas crescidas! Adultos… Vão trabalhar, alcançar objectivos, sofrer, amar… Vão conquistar o mundo e sair da nossa alçada… Vão passar dias sem nos ligar… Vamos passar dias sem saber deles… tal como nós fizemos um dia… Mas para nós, serão sempre os nossos bebés, tal como nós seremos sempre os bebés de alguém…
(Imagem: dicasdesaude.info)

Comentários

Mensagens populares