Ter um filho é uma história a três...

Ter um filho é uma história a três! Na verdade, é uma história que envolve muitas pessoas, desde familiares a amigos e colegas, desde aqueles amigos que já não víamos há anos e que nestas alturas reaparecem relembrando que a amizade não morre, até aos familiares que até então eram importantes mas que passam a ter mais que fazer. 
É um turbilhão de emoções e uma roda-viva de relações. Todas as relações que tínhamos até agora, vão se redefinir... mudar...ajustar... 
Ter um filho é uma realidade que nos muda a nós e a nossa forma de estar perante todos os que nos rodeiam. 
Mas o foco desta montanha russa, é uma história a três. O bebé, o novo centro das atenções; a mãe e o pai!

Estar grávida é todo um mundo novo... é completamente diferente daquilo que podemos imaginar, e daquilo que achamos que vai ser só porque presenciamos a gravidez da irmã ou da amiga... Esqueçam as irmãs, as amigas, as colegas e as vizinhas... estar grávida é muito diferente do que estão a pensar... E é diferente a cada gravidez, para cada mulher, a cada casal, e em cada família. 

Mas atenção, ter um filho é uma história a três...
Estar grávida significa a maior mudança da vida de uma mulher. Mudam-se os hábitos e as tradições, mudam-se os costumes, os horários, os rituais, caprichos e emoções... Mudamos nós...Muito... o  corpo muda de dia para dia, rápido, e indiferente aos nossos quereres, o corpo faz o que precisa de fazer para trazer ao mundo um ser, e não pede licença. Mudamos nós, que estamos sensíveis, vulneráveis... felizes e infelizes em questões de segundos... confusas, nervosas, ansiosas e preparadas, determinadas e destemidas... Estamos e somos tudo... Precisamos de atenção... Mas um filho é uma história a três...

Os pais...
Os pais, estão ali ao lado. Eles não sabem o que está a acontecer... Eles não compreendem, da mesma forma que nós não compreendíamos até engravidar. 
Eles não entendem porque é que num minuto estamos em completo êxtase e no minuto seguinte em pânico. Eles não sabem, porque é que estamos preocupadas agora e tranquilas já a seguir... Eles não os sentem como nós. Eles estão ao nosso lado, provavelmente tanto ou mais confusos que nós, mas firmes para nos apoiar... 
 Eles são a relação que não muda. Que nos faz firmes e fortes. Eles são pilares... os nossos pilares, e eles são o motivo pelo qual ter filhos é uma história a três. 

Eu não imagino, passar por todo este processo sozinha, sem o meu pilar. Eu preciso que esta história seja a três. 
O bebé é o centro das atenções... A gravidez gira à volta da mulher... e os pilares? Quando é que é a vez dos nossos pilares? 
Ter um filho, é uma história a três... Deve ser uma história a três... 



Comentários

Mensagens populares