Somos o que comemos?

Cada vez mais vivemos preocupados com a alimentação. E mesmo quando não nos preocupamos com a nossa alimentação preocupamo-nos com as deles.
O mundo está em mudança, e entre todas essas mudanças estão as rotinas dos bebés!
Se antigamente à mínima coisa espetavamos-lhes com um biberon de leite em pó, agora vivemos numa obssessão com a amamentação! É incrivel a pressão que ronda todo este tema e a frustração com que algumas mães são obrigadas a ficar! 
Os cuidados com a alimentação começam ainda não gravidez! Devemos ter uma alimentação cuidada e saudável até porque não queremos "crescer" demasiado ou correr o risco de contrair taxoplasmose.
Mas cada vez mais, levam-se estes cuidados mais além. As mães de agora, começam a ter cuidado também com os açucares e gorduras sendo que o que comemos é o que passamos às crias!
Quando o bebé nasce é necessário repor energias... Mais uma vez a mãe recorre a uma alimentação equilibrada, já para não falar nos alimentos que ajudam à produção de leite, e aqueles que podem provocar cólicas ou mau estar nos bebés atraves do leite materno.
Uma vez iniciada a diversificação alimentar ao bebé, recomeçam os "problemas"!
Confesso que nunca pensei sentir-me tão confusa quanto à alimentação da cria. Sopas, sopas e mais sopas, e sentimos em nós uma necessidade de diversificar, porque achamos que eles "coitadinhos vão enjoar", mas nem pensamos que até aqui a alimentação deles era leite, leite e mais leite. Ou seja, pensando bem, a sopa só por si, mesmo que igual todos os dias,já deverá ser uma benção!
Começamos muito bem e a pouco e pouco vamos ficando mais e mais baralhadas. Sopas: que legumes se pode dar? Que quantidades? Carne? E que peixes?! E damos carne + peixe, ou só um deles? E quantos legumes de cada vez?! 
Para ajudar à festa complicamos mais ainda! Papas! As papas do tipo "Cerelac" não têm muito açucar? E os iogurtes? Se eles não bebem leite "do nosso", podem comer iogurtes "dos nossos"? Com ou sem aroma? Não terá muito açucar? E bolachas? O pediatra disse que podia dar bolacha Maria... Não terá muito açucar? Há bolachas dessas sem açucar, mas não terão outras coisas que são piores ainda?! 
SSSSOOOOOOOOOOOCCCCCOOOOOOOOOOORRRRRROOOOOO!!!!!!!
A minha opinião?
As mães têm o complicómetro demasiado activo!
Pensamos demasiado e acabamos por exagerar... queremos todas ser a melhor mãe, melhor que a do lado, que é super saudável, activa, e super mãe!

Quando começámos a diversificação alimentar, segui à risca as indicações do pediatra... Hoje já não é assim!
Hoje a diversificação alimentar está a meu cargo! Claro que sigo à mesma algumas das sugestões do pediatra mas não todas!
Por exemplo: O pediatra do Vasco disse que não podia dar laranja antes de 1 ano, mas face às continuas constipações decidi dar... Resultado: Impecável! A laranja e as suas vitaminas ajudam nas constipações e alergias nem vê-las! Claro que era um risco que corria, mas corremos esse risco com qualquer alimento novo que lhes damos!
Bolachas: Lá em casa dou-lhe bolachas... Se têm açucar?! Até devem ter mas se compararmos a quantidade de bolacha que ele efectivamente come e a que vai parar ao chão, não me preocupo minimamente. 
Acho cada vez mais que andamos a exagerar... precisamos descontraír... relaxar e deixar se tentar ser melhor que o vizinho. 
Não, não é tudo à grande... não,não vou dar chocolate à cria... e se tudo correr bem nem lhe vai conhecer o cheiro tão depressa,sim, tento sempre optar por alimentação saudável, natural e caseira, mas abusos?! Não obrigada... Não somos o que comemos, somos muito mais que isso! E a vida é demasiado curta para vivermos em obssessões constantes e com medo da morte!

É a vida...Somos o que comemos?! Eu não! Eu sou muito mais que isso!


(Imagem: lifestyle.sapo.pt)

Comentários

Mensagens populares