O pior dia da minha vida: Ecografia Morfológica

Pode parecer estranho, mas foi... Foi um dos piores dias da minha vida e faz hoje um ano!
Nunca tive uma ecografia à filme... Aquelas imagens lindas e cheias de emoção e lágrimas ao canto do olho... Para mim, as ecografias sempre foram um profundo estado de nervos! Talvez pela ansiedade em que estou sempre, a ecografia era um momento para saber se estava tudo bem... e só quando saía do coonsultório é que voltava a respirar novamente. 
Há um ano não foi assim... Há um ano atrás, saí do consultório lavada em lágrimas e numa pilha de nervos, apenas para ir para casa enfiar-me na cama a chorar. 
Há um ano atrás descobri que iria ter um rapaz! Não, não foi esta noticia que me deixou assim. Nunca escondi que queria uma menina, mas a noticia do rapaz foi de qualquer forma bem-vinda! E agora, não trocaria o meu rapaz por nada nem ninguém!
A questão foi que há um ano atrás, a ecografia começou cheia de conversa, emoção e risadas! Quando a técnica disse "É um rapaz!" (vejam aqui) a sala encheu-se de risos e comentários! Entretanto nas imagens, chega ao nariz, e alguém comenta "É narigudo como o pai!"...
E o silêncio instalou-se! A técnica que até então ia explicando tudo, fechou-se no seu silêncio e concentrou-se em medidas, atrás de medidas sem não voltar a abrir o bico!
No final, mandou sair e ficar apenas eu! E disse-me: 
"O que é que sabe sobre a Trissomia 21?!"
E o mundo caíu-me aos pés!
Foi aí que comecei a chorar descontroladamente, porque apartir daí fiquei convencidíssima que o meu filho tinha Trissomia 21. E eu sabia muito sobre a Trissomia 21. Sabia que há uma consequente dependência de alguém, e uma necessidade de apoio para quem é portador da doença... E eu  daria todo essa apoio e cumpriria todas essas necessidades! Mas e quando eu deixasse de o poder fazer?! E se eu morresse?! E a dificuldade que é neste país encontrar escolas para crianças com necessidades especiais!? E como ia eu lidar com tudo aquilo que é obrigatóriamente diferente!? E quando gozassem com ele!? E se o maltratassem na rua!?
O mundo caíu aos meus pés porque não acreditava em mim... Não acreditava que conseguiria dar ao meu filho uma vida normal. 
A médica explicou que as ecografias são imprecisas, e nada impede de o bebé ter algo que não seja detectado numa eco... blá blá blá... Não ouvi metade do que ela disse!
Cheguei a casa e liguei à minha obstetra que me mandou repetir a Eco com a melhor ecografista que já conheci! Dr. Susana Sarazedas! Repeti a dita uma semana depois... Uma semana sem sono, uma semana de preparação emocional... uma semana muito dificil... Cheguei ao consultório preparada! Estava preparada para enfrentar uma realidade da qual não tinha pensado antes!
Ela diz: "Há vários indicadores de trissomia 21 num bebé que podem ser vistos através duma ecografia, o vosso NÃO TEM NENHUM, se quiserem existem mais testes que podem fazer, mas eu acho que não é necessário!"
Naquele momento fiquei aliviada, mas na verdade já estava preparada para tudo! Mas a pior semana da minha vida havia chegado ao fim. Foi a pior semana da minha vida, mas foi uma semana de aprendizagem... Aprendi que sou capaz de muito mais do que penso... Aprendi que sou capaz de enfrentar a vida com todas as pedras que ela tiver para me atirar... Eu estava preparada, eu ia conseguir!
Há um ano atrás tive o pior dia da minha vida! Mas foi também há um ano atrás que soube que o meu bonequinho seria um menino! O meu menino lindo!
Há um ano atrás lidei com isto sozinha! E de há um ano para cá que "guardei" todo este assunto numa caixinha e não falei sobre isso. Hoje conto-vos, como o dia em que descobri o sexo do meu bebé, foi o pior dia da minha vida!

Comentários

  1. Bom dia, sei perfeitamente o q é passar por isso. No meu primeiro filho, tem hoje 9 anos, o rastreio era feito em papel c 3 pingas de sangue e enviado para o centro de genetica. Resumidamente, deu um risco reduzido de t21. 1/357, qnd o normal era 1/1000. Caiu-nos o mundo. Seguiram-se ecos xpto, fisicamente nada indicava, n ser confirmava. No entanto, daí até nascer foi uma ansiedade diária. Um beijinho! Silvia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda que na repetição da ecografia me descansaram, a ansiedade durou até ele nascer... Quando tive com ele a primeira vez, procurei-lhe sinais de Trissomia 21... Só depois disso é que me convenci que o meu menino era saudável!

      Eliminar
  2. Na eco da minha filha do meio,disseram me o mesmo...que devia fazer uma amniocentesis que eu recusei...porque o mesmo médico que mo disse foi o mesmo que na primeira eco que fiz me disse que não havia ali nenhum bebe e que não estava grávida "porra nenhuma"!assim mesmo!entao fui procurar uma segunda opinião e a minha bebe nasceu perfeita de um parto normal doloroso e tem o nariz mais lindo do mundo :) conheci hoje o teu blog e tem sido ler de fio a pavio Ehehhe obrigada por estares desse lado e me fazeres perceber que não estamos sozinhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana! Bem vinda! Ainda bem que gostou de por cá passar, alegra-me saber que há por aí quem me compreenda e também me faça perceber que não estou sozinha!

      Infelizmente há profissionais de saúde que deixam muito a desejar. No nosso caso, felizmente, acabou tudo bem! Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares