Porque é que as grávidas esfregam a barriga

Foi coisa que sempre me fez confusão... Mas porque raio é que as grávidas passam a vida com as mãos na barriga?!
Como várias coisas que eu não compreendia até agora, passei a perceber...
Há vários motivos pelos quais uma grávida anda com as mãos na barriga e/ou esfrega a barriga


  • Não temos mais o que fazer às mãos:

É parvo mas é verdade. Pôr as mãos nos bolsos, é incomodo e até mesmo desaconselhado porque prejudica o equilíbrio... E sim, a barriga desequilibra assim tanto. Depois, por norma, ninguém deixa uma grávida carregar um lápis sequer. "Dá cá que eu levo" pelo que nunca temos nada para levar a lado nenhum, nem um saquinho... nada!  Cruzar os braços é chato, porque aí terás que os cruzar por cima da barriga e vais acabar por fazer pressão,e é incomodo também... Resta-nos por as mãos atrás das costas, o que ninguém faz, pelo que olha... o melhor a fazer quando não sabes onde pôr as mãos é po-las na barriga!


  • Os pontapés do bebé

No principio não, mas a partir do 2º trimestre os pontapés do bebé podem começar a ser dolorosas... A pobre cria, não mede a força que já tem e alguns dos seus movimentos são bastante bruscos e agressivos. E o que é que fazemos quando batemos por exemplo com a perna nalgum lado?! Esfregamos!!! Pois é... Com os pontapés é igual. Ele aleija-nos e e nós esfregamos onde nos aleijou. No 3º trimestre a cria começa a ficar com falta de espaço, mas não é por isso que deixa de tentar ou de se espreguiçar e coisas assim... Pois, ele força os seus movimentos contra a nossa pele... Espeta o rabiosque aqui, um pé ali, e muitas vezes é uma boa forma de o fazer mudar de posição... Esfregar a barriga no sitio onde nos está a incomodar vai fazer com que a criança ajuste um bocadinho a posição que escolheu para estar na barriga da mãe...


  • A importância dos movimentos 

Os movimentos do bebé, ainda que por vezes possam ser incómodos, são muito importantes. O bebé mexer-se é sinal de vida, de que está tudo bem! Se o bebé não mexer é sinal de alerta e de urgência... Mas no final da gravidez acredita-se que os bebés já fazem sestas similares ao que farão depois de nascer. Há dias em que estão mais mexidos, e outros menos... No meu caso, por exemplo, se andar mais de um lado para o outro, a cria mexe-se pouco... Gosta de passear. Assim, por vezes, nós grávidas, precisamos confirmar se o bebé mexe... quando ele não mexe, comemos um chocolate e abanamos um bocadinho a barriga para o acordar, apenas para nos sentirmos mais seguras. Ou seja, esfregamos a barriga a pedir-lhe que se mexa, e para confirmar os seus movimentos, deixa-nos mais descansadas.


  • A ligação

Por fim, e para mim o principal motivo é a ligação entre mãe e filho... Não compreendia antes de estar grávida e acho que não consigo explicar a quem nunca esteve, mas desde o primeiro dia, que há uma enorme ligação entre mãe e filho. Aquele ser que carregamos... aquela vida que não é nossa, mas que está ao nosso cargo, à nossa responsabilidade... é uma vida a crescer dentro de nós! 
Desde que soube que estava grávida que falo com o meu filho... Gosto de falar com ele.. Pergunto-lhe como é que ele está... se tem fome, sono, se está apertado, ou cansado... E sempre que lhe falo, ponho a mão na barriga. Eu sei que ele me ouve, mas é algo que faço de forma instintiva... Tal como dar festinhas... Muitas vezes dou por mim a dar festinhas ou até mesmo palmadinhas no rabiosque do meu bebé... Como? Na barriga! Quando ele está muito agitado, dou-lhe umas palmadinhas no rabiosque e digo o "pronto, pronto... o que tens? " como se ele já tivesse ao meu colo... É difícil de explicar... Tal como o mundo de decisões que falámos aqui. Quando engravidamos deixamos de ser só nós, e durante 9 meses somos também eles! 
É uma ligação inexplicável...é o que faz deste momento especial... é ter 2 corações a bater no meu corpo...

Estes foram os motivos que eu notei... vocês, esfregavam as vossas barrigas? Porquê?
(Imagem: expressopb.com)



Comentários

Mensagens populares