Método para ser mãe


Muitas vezes perguntam-me se sou seguidora da Disciplina Positiva, da Pedagogia Montessori, se fiz Baby Led Weaning, se me sinto Slow Parenting entre tantos outros métodos!

A resposta a todos eles é não.

Ainda que me considere, uma pessoa positiva, que tenha utilizado algumas ferramentas Montessori, que o Vasco coma sozinho com as mãos desde os 9 meses, e que tenha muito de slow, não me identifico com nenhum dos métodos, pedagogias ou lá o que lhe queriam chamar.

Isto porque, o que acredito mais, é que não existem regras!

Não acredito em fórmulas mágicas, nem tão pouco em coisas certas ou erradas no que toca ao criar (e amar) uma criança.

Muito do que faço é por instinto. Leio muito, oiço muitas teorias, mas selecciono apenas as que fazem sentido para mim, e acima de tudo para nós.

Acredito muito, que aquilo que resulta para mim, pode não resultar para ti (de mãe para mãe). Mas mais que isso, acredito também que há muitas coisas que podem resultar para mim (mãe) e não resultar para ele (filho).

O que sobra, é aquilo que faz sentido para nós, enquanto par! Aquele equilíbrio que tanto falo, que tanto deverá encher as minhas medidas tanto como as dele.

Vejo muitas vezes pessoas sentirem-se frustradas porque os filhos não comem legumes com as mãos, ou porque não se adaptaram à cama no chão, ou porque sentem que andam sempre à pressa e com coisas para fazer. Sinto-as presas, em pedagogias que um dia alguém disse resultar e que no fundo acabam apenas por ser apenas mais um elemento para nos induzir em culpa, esforço e pressão.

Ser mãe não tem método! Não tem regras. Não tem melhores nem piores. Ser mãe, é 90% instinto e coração.

É tomar decisões, nem sempre as melhores ou as mais certas, mas tomá-las confiantes que é o que precisamos e não apenas aquilo que alguém ditou algures no tempo.

Ser mãe não tem regras! Tem coração.

E o melhor método para ser mãe é esse mesmo. Seguir o instinto com amor.
Se assim for, tenho a certeza, que irá correr tudo da melhor forma possível para ambos: Mãe e Filho!




Sigam também no Instagram: https://www.instagram.com/seilaeusermae/

Comentários

Mensagens populares