Porque é que as escolas precisam saber a profissão dos pais?!


São coisas nas quais nunca tinha pensado antes.
Agora com a inscrição do Vasco na escola, saltou-me à vista aquela perguntinha simples no questionário:

Profissão da Mãe:___________________
Profissão do Pai:____________________

Não tenho qualquer problema em dizer a minha profissão, muito pelo contrário. No entanto pergunto-me: Para que é que as escolas precisam saber a profissão dos pais?!

É uma pergunta e sincera porque não sei mesmo o motivo.

Perguntei aos meus colegas e não gostei da resposta:
“Ora é para fazer as turmas, consoante as classes sociais”

A sério?! Será mesmo este o motivo?!

Não quero acreditar que esta informação seja utilizada mais uma vez para discriminação social, mas de facto não vejo nenhuma explicação do porquê desta pergunta figurar nos impressos há tantos anos.

Será que na cabecinha de alguém o filho duma empregada de limpeza é algo a mais ou a menos que o filho de um engenheiro?! Será que na cabecinha de alguém, faz sentido juntar e criar elites sociais numa escola?! Não vivemos numa época de inclusão social?! De igualdade?!


Não estou aqui a dizer que é este o motivo da questão dos questionários, porque na verdade não sei. Gostava que me dissessem. 

E a ser verdade… é só mais um motivo para nos envergonharmos do nosso sistema de educação.

Agora digam-me, sabem porque é que as escolas precisam saber a profissão dos pais?!





Comentários

  1. Quando eu estava a estagiar tinha de fazer o projeto curricular de turma. E é sempre preciso fazer o enquadramento da turma e do meio onde a turma está inserida. Por exemplo, pode haver uma turma em que a maioria dos pais vive da pesca. Ou uma turma em que os pais trabalham no setor terciário.
    Para além disso, eu gosto de conhecer os alunos. Tenho alunos que já sei que o pai está emigrado e só vim 2 ou 3 vezes no ano. Ou que o pai morreu e vive só com a mãe e a avó. Às vezes é preciso sensibilidade com determinadas situações.
    Eu vejo isso pelo lado positivo! :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares