Coisas que eu não sabia sobre o desfralde!

O desfralde é como tudo o resto na vida de uma mãe! Vamos aprendendo à medida que nos aventuramos nele. Foi apenas mais uma das situações em que percebi que não existem verdades absolutas e em que se comprova que cada criança é um ser único, com comportamentos diferentes.

Eis algumas coisas, que aprendi com o desfralde do Vasco, e que eu não fazia a menor ideia:

*Não tem que ser de repente: Ao contrário do que me diziam, o desfralde não tem que ser de repente nem uma coisa de 2 ou 3 dias. O desfralde pode levar meses, veja-se o exemplo do Vasco que já anda a trabalhar nisso desde o inicio de Outubro.

*Às vezes, com tempo é mais fácil: Há miúdos que reagem bem ao “de repente”. Outros reagem melhor com calma. Temos feito o desfralde de forma muito tranquila, sem pressões e tem corrido bem assim.

*É possível desfraldar antes de falar: Muito ao contrário do que eu pensava! Achei que seria imperativo que o Vasco soubesse dizer “xixi” para poder pedir, mas afinal não. Eles arranjam sempre forma de pedir o que querem.

*Nem sempre, eles pedem (nem têm que pedir):Quando desfraldamos os miúdos ficamos muito com a tendência de esperar que eles peçam para ir à casa de banho o que nem sempre acontece. O Vasco raramente pede. O que fazemos é levá-lo em certos timings aos quais ele já se habituou. E assim passamos dias sem deslizes.

*Eles “mijam-se” até aos pés”ahahah esta é uma desgraça mas é algo que eu não sabia… Às vezes quando fazem muito xixi (nas cuecas), escorre por ali abaixo e vai até aos pés e sapatos. Por isso, nesta fase temos muita roupa para lavar, mas às vezes sapatos também.

*O xixi tem que se lavar o quanto antes: Cometi o erro de colocar roupa com xixi no cesto da roupa e ficou lá até ao final da semana à espera de mais roupa para encher a máquina de lavar. O que aconteceu, é que quando lavei, o cheiro não passou… Tive que lavar tudo novamente.

*As educadoras percebem disto: A verdade é que nós mães também, temos a mania que nós é que sabemos. Mas as educadoras das escolas também percebem disto. Quando a educadora do Vasco me falou em desfralde, pensei que estava doida. Mas em boa verdade, ela já desfraldou centenas de crianças, e eu nunca! Decidi confiar e fiz muito bem!

*Cada Criança tem o seu ritmo:  Não há idade certa para desfraldar. Há apenas maturidade, e cada um tem a sua!

*O desfralde não é exclusivo do Verão: Fala-se sempre no verão e é mais prático no que toca a lavar e secar a roupa. Mas se “o ponto” for no Inverno, então no Inverno desfralda-se. E assim foi connosco.  

*Não é irreversível: Ouvi muito: “Quando começares tem que ser duma vez!”, mas deixei de concordar. Não há mal em percebermos que afinal ainda não estamos “no ponto certo” e adiar o desfralde mesmo depois de o começar.

*O desfralde é um teste à paciência dos pais: Não é fácil. Xixis nas alturas mais inconvenientes. Cuecas e camas molhadas. Eles que querem ficar na brincadeira e depois distraem-se. Enfim! Um teste à nossa paciência.


Posto isto, resta-me desejar-vos boa sorte!


Comentários

Mensagens populares