Vais ser Pai? Então há coisas que precisas de saber…

Olá! Antes de mais muitos parabéns! Sendo Pai por opção ou por mero “acidente”, para mim, as crianças são sempre motivo de alegria.

Não vais enveredar por um caminho fácil, e não vou abonecar a coisa. É F0D&d0! MESMO!
Vais questionar-te milhares de vezes e vais mesmo pensar em coisas como : “Onde é que eu me fui meter?!” – É normal!
Vais conhecer todo um mundo novo, e uma nova forma de estar na vida. E não vale a pena perguntares aos amigos, porque ninguém te vai dizer o suficiente para que percebas o que é, antes de passares pela experiência.
Mas há algumas coisas que precisas de saber:

  • Por mais fantástica que seja a tua relação, prepara-te para seres o número 2. Não é discutível, e vai acontecer, o verdadeiro amor da vida da tua mulher/namorada será para sempre o bebé que aí vem. Tu, já foste!


  • Ela vai chorar bué! Não, não estou a falar do bebé, estou a falar mesmo da tua mulher… Ela vai chorar milhões de vezes, tanto durante a gravidez como depois de o bebé nascer. São hormonas, é verdade, mas é muito mais que isso… Há qualquer coisa na maternidade que nos deixa assim meio sensíveis, meio parvas!


  • Assiste ao Parto! Não faças disso um bicho de sete cabeças, porque não é! Ela aguenta! Mas o mais importante vai ser tu estares presente. Por ela, por ti, por ambos! Mesmo que ela diga “Não é preciso..” (ainda não sabes nada sobre mulheres?!?!?! ) não percas este momento por nada! El vai precisar do teu apoio, e tu vais mais tarde ser orgulhoso de terem partilhado este momento tão importante nas vossas vidas!


  • Ajuda-a! Nem tão pouco se deveria considerar ajuda o ser-se pai, mas pronto… ajuda-a!


  • Muda fraldas, dá banho, lava a loiça, faz o jantar, dá uma aspiradela na casa…. Ela vai precisar que dês uma ajudinha com essas coisas todas!


  • Aproveita! Conhece com calma aquele pequeno ser ao qual deste vida! Ele/a e a mãe já se conhecem melhor… Levam 9 meses de avanço. Entre eles/as não são estranhos, conhecem-se os cheiros, as vozes… Por isso aproveita! Guarda tempo para simplesmente apreciares o teu bebé e criares uma proximidade igual (ou pelo menos semelhante), pensa que o tempo não volta atrás nem 1 minuto, e que deves aproveitar tudinho o que possas!


  • Esporadicamente, quando o bebé acordar, pega nele, leva-o para a sala e deixa a mãe dormir… Ela vai-se sentir super agradecida por o fazeres,… e nem precisas de o fazer assim tanto… basta algumas vezes e ela vai amar-te mais que nunca!



  • Se tu tens saudades de ir beber umas cervejas com os amigos, ela também tem. Não digo que não o faças, faz! Mas proporciona-lhe a possibilidade de ela o fazer também. Arranja umas horinhas em que tu ficas com o bebé e ela pode ir ao SPA, ao cabeleireiro ou jantar com as amigas! Pensa que se te sabe bem, a ela também.


  • Pensa em vocês os dois enquanto casal. Faz-lhe uma surpresa… Planeia uma noite só a 2. Arranja quem fique com o bebé (uma avó ou uma tia) e leva-a a jantar a um sitio especial. Fá-la relembrar-se do bonita que é, ela bem que precisa!


  • Nunca, mas nunca te esqueças, que não há nada que seduza mais uma mãe, que ver o Pai a mimar o ser que vocês juntos criaram. Não há nada que nos encante mais. Ver que o nosso companheiro é um pai mimoso, carinhoso, cuidadoso e atento aos nossos filhos é aquilo que mais nos encanta! A sério mesmo! Sejam extremosos e terão as vossas mulheres mais apaixonadas por vocês do que nunca!



Boa sorte! Porque nesta coisa de ter filhos, também existe a sorte. Existe a educação sim, e existe muito trabalho, mas isto tu já sabes… Vais ter sono, estar cansado, não te vai apetecer, mas vai ter que ser, estás só a criar o melhor da tua vida, e vais ver que vai valer tudo a pena.

(Imagem: SAPO Lifestyle)


Comentários

Mensagens populares