Fomos de "charola" para o Hospital

Faz parte… É só mais um dos dramas de ser mãe…

Sabem aquele momento em que olhamos para eles e dizemos “Tu vais cair! ” e que no nosso interior tentamos mesmo à séria que aquilo que dizemos não se realize!?

Aqueles segundos em que como se fossemos uma personagem do Star Wars, tentamos usar a força para que o desfeche não é aquele que já sabemos que será!?

Aqueles momentos parvos, em que pensamos “Tu vais cair!” e feitas parvas, sabemos que eles vão cair e mesmo assim não conseguimos evitar!?!?
Foi uma coisa assim…

Um momento “tu vais cair!” seguido dum aparatoso trambolhão de cara na quina do móvel da sala. É sempre assim… Porque é que eles caem sempre nas quinas dos móveis?! E porque é que batem sempre com a cabeça?!

Foi isso… uma queda estrondosa, com aquela carinha laroca direitinha ao móvel da sala… As minhas mãos, apenas a centímetros de distâncias, falharam e não foram rápidas o suficiente para evitar isto… Não tive os reflexos necessários… A destreza que devia ter…

Pego nele de imediato, apenas para descobrir que o seu pequeno e perfeito nariz, estava já com o triplo do tamanho e com uma cor “roxamente” anormal.
Fomos buscar gelo, e quando o ia pôr descobri que o nariz não era o único problema… Também a testa estava já negra, e com um vinco de sangue pisado!

Nos momentos a seguir, fui duas pessoas:
Por fora, fui calma e lógica! Fui despachada e objectiva! Vestir-lhe umas calças de fato de treino por cima do pijama, um casaco, e pegar na chave do carro.
Por dentro fui mãe. Fui coração despedaçado, e uma pilha de nervos… Queria chorar, abraçá-lo e pedir-lhe desculpa por não o ter conseguido agarrar.

Fomos de "charola" para o Hospital, onde foi necessário um raio-x, para confirmar o estado do nariz.

Acabou por não ser “nada”. Nada mais que uma queda aparatosa, que deixou umas valentes marcas (quem sabe para sempre) na sua cara e no meu coração.
Foi a primeira! Foi a sua primeira queda à séria! Sei que provavelmente não será a única, mas este foi oficialmente o primeiro dói-dói do Vasco… e mais um na mãe.

Acalmou-nos o já habitual rápido, eficaz e carinhoso atendimento do Hospital dos Lusíadas em Lisboa. Será que fazem testes de simpatia e acolhimento aos médicos que contratam neste hospital? É que são todos impecáveis...

A reter sobre as quedas

Todas as quedas que provoquem um galo na cabeça são chamadas  de traumatismos cranianos, sendo que não são obrigatoriamente aquele drama que o nome sugere.
As quedas que habitualmente têm maior risco são:
  • ·         Quedas de alturas superiores à altura deles: Do cimo do sofá, quedas de escadas…
  • ·         Embates de cabeça em superfícies de pedra: Neste caso o móvel ser de madeira, foi “bom”.
  • ·         Embates com outras partes da cabeça que não a testa. A testa é parte mais forte da caixa craniana sendo que embates noutras zonas são sempre mais preocupantes.

Após um traumatismo craniano (pequeno ou grande) manter vigilância por 48H aos seguintes sinais:
  • ·         Vómitos
  • ·         Perda de consciência
  • ·         Sonolência anormal – (Não passa por deixá-los ou não dormir. Eles podem dormir, devemos é ficar atentas a sonolências fora do normal. Ex: Em horas em que costumam estar acordados… sonolências repentinas… Sonos demasiado longos…)
  • ·         Comportamento anormal. Ex: Não reconhecer a mãe ou pai…
  • ·         Perda de sangue no nariz ou ouvidos.

Estamos ainda no período de vigilância, mas até agora, voltámos ao normal!

Dormiu bem… eu é que não… Faz parte… 

(Imagem: BabyCenter)

Comentários

  1. Nenhuma delas teve quedas assim... dessas... com mazelas imediatas, já fomos para o hospital por febres e outras coisas mas nunca por isso e não sei o que acontecerá quando for a primeira vez... mas de certo será esse sentimento ... só que eu lá em casa tenho que ser a forte, o papá fica em pânico quando acontece o que quer que seja com as suas princesas e eu tenho sempre que desvalorizar a situação e tal e agir... em vez de panicar!!!
    A Vi passou por uma fase ainda não tinha dois anos em que quando fazia birra desmaiava, aconteceu duas vezes e informei-me sobre isso e aprendi que não podiamos valorizar aquilo no pós... passou rapido porque "fiz de conta que não ligava" apenas a despertava e um abraço e agua fresca... mas por dentro... xasus.... o panico estava instalado!!! Mas passou e é isso que vinha dizer-"te" JÁ PASSOU :) e que nem mil olhos vão evitar que eles caiam e façam feridas e se magoem... infelizmente...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes miudos deixam-nos velhas! :P
      Gabo-lhe a calma de conseguir lidar com esses desmaios... Não sei se me safava tão bem! Ainda bem que já passou! Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares