#1 - Mães há muitas - A Mãe é que sabe

Mães há muitas e bloggers ainda mais! É verdade...O que não falta por aí são pessoas com coisas interessantes para nos dizer e mostrar. 

Gosto de ler, e como tal sigo alguns blogs, e outros que só espreito de vez em quando. E muitas vezes, ecoam na minha cabeça coisas que gostava de lhes perguntar. 
Assim, aqui vai: 

Ela é a Joana Gama! Conhecem-na do blog "A Mãe é que Sabe", mas também podem encontrá-la na MegaHits ou no parque da Serafina com a sua piquena! 
Como eu, é adepta da Disciplina Positiva, mas o tema que a deixa completamente aos saltos é a amamentação. 
Somos muito diferentes e nem sempre concordo com a Joana, mas gosto dela.

  • Quem é a Joana (além de mãe da Irene)?
A Joana é alguém que olha para esta pergunta e pensa não estar num momento de tão profunda intelectualidade, mas que vai tentar... e não conseguiu! A Joana é uma pessoa que é muito "presente". Não no sentido de Mindfullness mas que se faz notar de todas as maneiras. Positivas por ser energética, cómica, atenta, preocupada... e negativas por ser: persistente, minuciosa, chata...  Intensa, era o que eu queria dizer! 

  • Qual foi para ti a pior parte de ser mãe (todas sabemos que é maravilhoso, mas queremos mesmo é saber os podres :P )?
Sentir que não era capaz. Sentir que ia falhar naquilo que é o mais importante para mim. O primeiro ano foi terrível, ter o medo constante de a partir ou de não conseguir passar o meu amor de forma suficiente. Sei lá.

  • Tu e a Joana conheceram-se num grupo de Mães, esse grupo ainda se mantém? Mantens proximidade com mais alguém desse grupo, ou podemos todas convencer-nos que esses grupos acabam todos num instante?
Ainda se mantém e são muito activas. Acabei por me afastar um pouco apesar de ter um carinho muito especial por todas. Desde que criámos o blogue que as "franjas" da minha sociabilidade foram um pouco afectadas ;) 

  • Quando (se) fores mãe novamente, tiras na mesma um ano e meio de licença (ou mais, ou menos tempo), ou seja, valeu a pena?! Foi pouco? Foi demais!? Conta-nos tudo! 
Não consigo mesmo responder. Tudo dependerá de como me sentir, de como estará a minha situação profissional, qual a idade da Irene, como estará a profissão do Frederico. Foi muito duro para mim tirar esse ano e meio de licença, mas vivo feliz por ter aproveitado a minha filha ao máximo durante esse tempo. Se tinha essa sorte, acho que tinha a obrigação de a aproveitar. Logo se vê. Ainda nem sei quanto ao segundo filho, mudo de opinião consoante durma ou não.  

  • Já agora, irmãos para a Irene, estão nos planos ou "fechaste a loja"?!?
Estava a falar sobre isso na anterior. Tenho mudado de opinião de semana para a semana. Ainda no outro dia a Irene me disse que queria um irmão e chorei por estar comovida mas também por não saber bem o que responder. Acho que quando tiver que ser, terei a certeza. Não faço planos disso para breve. Estou a gostar deste equilíbrio que criámos agora.  

  • O que te levou a criar o blog? 
Ver o potencial no grupo de mães com quem falava mais frequentemente do tal grupo no Facebook. Éramos todas completamente diferentes e achei que estava ali um conteúdo muito giro para ser partilhado. 

  • Achas que o sucesso blog foi influenciado pelas vossas profissões (Rádio e TV)?!
Não. Acho que o blog até já ultrapassou o sucesso que ambas temos/tivemos nas nossas profissões. Acho que depende só e exclusivamente do nosso valor, do da Joana para criar conteúdos identificáveis, partilháveis e com muita alma e, se calhar, no meio também para dar umas lufadas de outra qualquer pelo meio.  

  • Enquanto mãe, o que é que farias (que não fizeste) se pudesses?! (Exemplo: Ter 10 filhos de seguida, ficar com os filhos em casa até irem para a escola, educá-los noutra cultura... )
Gostaria de ter tido coragem para por a Irene numa escola de ensino diferente, mas não consegui. Tenho medo e nem sei bem explicar porquê. 

  • Repetias tudo novamente ou mudavas alguma coisa?!
Mudava imensa coisa e só em mim, mas sei que dei o meu melhor todos os segundos e todos os dias até hoje.  
 
  • Achas que sabes ser mãe?!

Sim! Basta ver a boa disposição da Irene quando acorda de manhã. Está tudo certo, é o que sinto.  



Gostaram de saber mais sobre a Joana?
E de quem mais querem saber?! Quem querem que eu importune a seguir?! E que mães bloggers há por aí?!

Beijinhos


Comentários

Mensagens populares