Coisas que não quero explicar ao meu filho

Foi por mero acaso que me cruzei com um caso assim. 
Estou convencida que devemos explicar às crianças as coisas tal como elas são mesmo ainda antes de que eles nos perguntem. Já vi casos assim que resultaram na perfeição. E se estão a pensar na conversa da cegonha, sim é um exemplo, mas não é disso que estou a falar. 

No Feriado fomos dar uma volta com o coelho como fazemos sempre. Habitualmente pesquiso lugares interessantes para ir com ele durante a semana e quando chegamos ao fim de semana ou feriados já tenho um plano. Não foi o caso. 

Não tinha nada planeado nem idealizado e tive uma ideia de ultima hora: 
Vamos ao Aquário Vasco da Gama!

Sem saber nem sonhar se sequer estaria aberto ou se o Vasco iria achar alguma piada, lá fomos! 
Na primeira sala fiquei em pânico!
Já não me lembrava daqueles aquários minusculos e estava com receio que o coelho não tivesse sequer a paciência para os ver. Aquários de algas, não é propriamente interessante para 1 ano. ..


Mais à frente a coisa animou... Aquários maiores cheios de peixinhos e o Vasco adorou vê-los! Fiquei feliz! 

Depois, caí-me tudo! Literalmente!
Chegámos à sala da Foca (Otária na realidade mas eu vou continuar a chamá-la de Foca) onde vive a Olívia

Quando vi que existia um ser vivo naquela sala escura sem qualquer tipo de iluminação natural, fiquei logo deprimida. A Olivia, nadava dum lado para o outro duma forma ritmada, sempre fazendo a mesma volta. Fiquei cheia de pena dela! Assobiei-lhe, e ela ouviu-me. Pousou num mini-muro que o seu minúsculo aquário tem e levantou a cara na minha direcção. Tinha os olhos incrivelmente brancos! Não percebo nada disto mas arrisco-me a dizer que o branco seria a sua cegueira. Olhei para o placar, e li que a Olivia vive ali desde 1990. Há 27 anos que aquela pobre alma vive num aquário demasiado pequeno e demasiado escuro numa triste vida que tanto quanto me parece roubou-lhe a visão! 

Fiquei triste, muito triste... Fiquei agradecida por ter escolhido esta altura para ir ao Aquário Vasco da Gama e não mais tarde, quando o Vasco tiver já idade, tamanho e esperteza suficiente para me perguntar o que a foca estaria ali a fazer e o que ela tem nos olhos... È uma das muitas coisas que não quero ter que explicar ao meu filho! A crueldade humana... 

Aquário Vasco da Gama!? Não Obrigada!


Comentários

  1. Concordo em pleno consigo, hoje em dia já não deveria ser admissível este tipo de coisa. Obrigada por ter notado e demonstrado sensibilidade. Não há desculpa para condenar um ser à loucura, sem companhia de semelhantes e sem o mínimo de enriquecimento ambiental.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares