Ser mãe é tão fácil...

Calma! Calma mães desesperadas, sonolentas, com roupas manchadas de leite e sabe-se lá mais o quê... Calma mulheres que não vêm um rimel há mais de 6 meses e já desistiram daqueles jeans justos que antes ficavam tão bem... Não se zanguem, mães cansadas de arrumar uma casa onde mais parece que vivem 15 do que 3, e que já não sabem que mais inventar para fazer uma sopa "diferente"... Eu sou como vocês! Eu estou como vocês! Estamos todas assim! 

Antes que se revoltem comigo por dizer que ser mãe é fácil, deixem-me explicar:

Antes do coelho nascer tinha medo... tinha muito medo... E se eu não soubesse cuidar de um bebé?! E como é que se fazia a alimentação dele? E se ele ficasse doente?! E se não fosse boa mãe?! 
Depois disso, quando ele nasceu entrei em "modo automático"! Nada do que eu fazia era consciente ou propositado, era puro instinto... Como se tivesse fora do meu corpo sem ter a verdadeira noção das minhas acções... quase como um sonho, mas sempre com um diabinho na minha cabeça a dizer tudo aquilo que eu TENHO QUE fazer... TENS QUE fazer isto, TENS QUE fazer aquilo... raio do bicho.. 

Com o tempo percebi que eu não "TINHA QUE" nada! Nem tinha, nem tenho! Porque ser mãe é tão fácil... 

Há alturas complicadas... há momentos difíceis... Há o cansaço, o não saber o que fazer... a pressa de voltar ao que a vida era (sem ainda sonhar que nunca mais será igual), a necessidade de voltar a sentir outras coisas (sair daquele modo automático que falei mais acima)... É duro! É o papel mais duro nas nossas vidas. Mas é também o mais gratificante e aquele que mais nos preenche! Os momentos bons são muitos mais e sobrepõem-se claramente às dificuldades, e um abraço daqueles pequenos seres cura todos os males do mundo! É mágico... 

E na verdade ser mãe é muito fácil... Porque não precisamos de nada... Aquilo que faz de nós boas mães está em nós... cresce em nós, tal como eles... 
Porque na verdade, vamos perfeitamente bem saber como cuidar deles. Vamos saber dar-lhes o que eles precisam, vamos curar todos os males com colo, mimo e abraços... É natural, é instintivo... É algo que vive em nós e que não sabemos até sermos mães... É... é difícil de explicar, mas na realidade, ser mãe é tão fácil quanto dar um abraço. Porque um abraço entre mãe e filho é o momento mais sereno que há! É onde tudo é certo, tudo é bom, tudo é feliz! 
E se o que queremos é que sejam felizes, é tão simples quanto isso. Basta amá-los e o resto acontece!  Porque quando se ama, não é preciso mais nada! 

(Imagem: http://revistacrescer.globo.com/)



Comentários

Mensagens populares