O derradeiro corte do cordão Umbilical

É a esta fase que estamos a chegar… Pelo menos pelo que dizem. Estamos a chegar ao derradeiro corte do cordão umbilical e eu estou a sofrer por antecipação.

Dizem os especialistas que o derradeiro, verdadeiro e último corte do cordão umbilical dá-se quando começam a andar! Quando sabem andar e começam a ganhar mais autonomia, é quando a mãe, sente que o papel mais importante da sua vida está bem encaminhado e pode começar a “largar” (Dizem). Alegadamente, eles começam a criar independência e nós a restaurar a nossa, e segundo os pedo-psicólogos, dá-se uma quebra no elo de ligação entre mãe e filho!

Quebra esta que não quero!

Quebra esta que está a chegar e que eu não quero aceitar!

Quando me perguntam se o coelho anda, a resposta é imediata: Não!

Mas a verdade é que ele já vai andado… Já começa a criar coragem de se largar e dar os seus primeiros passos completamente sozinho. E eu continuo a tentar convencer-me que não! Que ainda não é andar… que ainda demora!

Não sei se com “medo” deste corte de que falam, se apenas me estou a tentar agarrar a estes momentos doces que ele me proporciona! Se quero que ele seja bebé para sempre (e parte de mim até quer!). Se tenho medo de me afastar, se quero esticar cada segundo o máximo possível!

Tudo isto é novo para mim, e quando por vezes vejo pais mais “desligados” dos seus filhos, ou a não dar tanta atenção, penso se serei eu daqui a uns tempos, depois deste dito “corte de ligação!” E não quero!

Não quero nada… 


Comentários

  1. Também não quero! Pf! E também me questiono se serei eu que sou demasiado agarrada ou se todos são assim e se com o tempo melhora! Mas depois vejo certos comportamentos com os quais não me identifico, certas formas de tratar uma criança com as quais não estou de acordo. Somos felizes assim. E se eu for a única a sofrer neste corte melhor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como eu... É isso que me assusta... quando vejo pais mais "desligados"...e penso: Será que é nisto que me vou tornar!??! Estranho...

      Eliminar
  2. Engraçado como somos tão diferentes e na verdade não temos que ser propriamente "desligadas". Eu nunca fui uma mãe galinha, ou seja nunca fui uma mãe tão "apegada" ao meu filho como via outras mães ser. E sempre pensei: Eu não quero ser assim, não quero chorar quando deixo o meu filho na escola, não quero chorar quando ele vai para visitas de estudo e isto tudo porque não vejo razão para isso, ou seja, ele está bem, eu também estou.
    E porque acho que não suo desligada, porque sofro horrores quando ele sofre, ou quando está estranho, ou quando não percebo o que ele sente, ou quando não sabe gerir as emoções. Já para não dizer que fico completamente transtornada quando ele está doente.
    Isto tudo para dizer que eu não tenho medo de o deixar voar, porque sei que ele será sempre o meu pintainho e como eu sempre fui uma voadora, gosto de o ver crescer e isso não me provoca dores.
    Do meu ponto de vista o importante é não sofrer por antecipação, porque muitas vezes tudo corre bem e se resolve sozinho.
    Boa sorte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Bailarina... como a invejo... A sério que sim! Também sempre disse que não ia ser tão "colas" do meu filho, mas é mais forte que eu... A sério que é! Vejo muitas mães, por vezes, questionarem se nasceram para este papel, por terem dificuldades em lidar com os momentos mais dificeis... eu não sofro com isso... eu questiono-me se nasci para "isto" precisamente pela ansiedade em que fico... Muita mesmo... Que me consome e demais! Estou lentamente a tentar resolver este meu "problema", porque na verdade nada disto me faz bem nenhum... Mas este é mais um trabalho que terá que ser feito aos poucos... devagarinho. Ando a trabalhar nisso... prometo!

      Eliminar
    2. Não tenha dúvidas que nasceu para ser mãe! Sente-se amor em cada palavra! O resto trabalha-se, se for necessário, porque se estiver bem como está não têm que ter culpa nem mudar! Coragem!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares