A diferença entre um bebé e uma criança

Já falei em tempos aqui nos prazo definidos (continuo a saber por quem, até porque não pesquisei)  para quando os nossos bebés deixam de ser bebés e passam a ser crianças.

Mantenho o que disse, e para mim, o coelho será sempre o meu bebé, mas…

Mas há uma enorme diferença, num bebé e numa criança… E o meu coelho, está a tornar-se numa criança.

E ainda que muitas dessas diferenças deixem saudades, é igualmente emocionante vê-los crescer e mudar tanto, em tão pouco tempo. Ainda assim, tenho que reconhecer as vantagens (para a nossa sanidade mental) que um recém-nascido tem sobre uma criança.
Eis algumas :

  • ü  Os bebés domem muito. Nos primeiros meses de vida, eles basicamente comem e dormem, e pouco mais. E além de ser dos maiores prazeres da vida dormir com um bebé, todas estas horas que eles dormem acabam por na realidade dar imenso jeito. É quando nós mães, podemos descansar, tomar um banho, arrumar umas coisas ou escrever posts nos blogs :P


  • ü  Os Bebés são mais sossegados e silenciosos. Tudo é mais calmo quando eles são mais pequenos. Quando começam a gatinhar (ou até mesmo o simples arrastar) e a “falar” há muito mais agitação e barulho por todo o lado.



  • ü  Os bebés só têm necessidades básicas. É fácil. Desde que estejam alimentados, fralda limpa e descansados está tudo bem! Na altura não parecia assim tão simples, mas agora olhando para trás, era de facto muito mais simples do que agora.


  • ü  Sair com um bebé é fácil… Muito fácil! Pegar em 2 ou 3 coisas e estamos a sair de casa. Uma vez na rua… eles ficam sossegadinhos no carrinho ou no sling e o mais certo é até adormecerem… Sair com uma criança é outra história. Levar montes de tralha atrás! Desde comida, fraldas, brinquedos… aquela fralda de pano e o ursinho que quer sempre… Uma vez na rua querem tudo! Querem ver tudo, mexer em tudo… Metem-se com as pessoas, querem mexer em todos os animais, querem pegar em qualquer lixo que encontrem no chão, e nós andamos HORAS de costas curvadas a correr atrás deles de um lado para o outro.


  • ü  Eles ficam onde os deixares. Literalmente! E isto é tão bom! Quando são bebés, podemos deixá-lo na alcofa, na cama, na nossa cama, na espreguiçadeira, em cima do sofá, no chão… nem que seja apenas durante o tempo de fazer xixi. Quando crescem não! Quando crescem, a mãe ir fazer xixi pode significar ir comer as cinzas da lareira, atirar ao ar a areia do gato, ou destruir o que sobra da box da tv por cabo… E caramba que eles são rápidos…


  • ü  Aos bebés podemos dar colinho a toda a hora! Eles são mesmo assim. Calminhos e dorminhocos e a qualquer altura do dia, podemos andar com eles ao colo. E cheirá-los, e apreciá-los… Os mais crescidos não. Nesta fase, o coelho lá de casa quer colo quando é para adormecer ou quando está cansado. Fora isso… nem vê-lo. Quer é brincar, andar por todo o lado, brincar à apanhada de gatas e mexer em tudo o que conseguir… E eu que às vezes só queria dar um bocadinho de colo…



  • ü  É mais fácil dormir com bebés. E é tão bom. Eles ali ao nosso lado, com aquele cheirinho que nos faz ter sonhos cor-de-rosa. Eles ficam calmos e dormem profundamente. As crianças são terríveis… Todo esse momento sereno que imaginamos vai por àgua abaixo quando a meio da noite, acordamos mesmo quase a cair da cama, enquanto a cria tem a cabeça debaixo do braço do pai e o pé na boca da mãe. E mexem-se demais… Dão mil e uma voltas à cama! Não param 1 segundo.


  • ü  O cheiro. Já mencionei várias vezes o cheiro dos bebés… Aquele cheirinho perfeito e apaixonante que só dura alguns meses… Aquele cheirinho a colo, a aconchego, tão delicioso… Depois crescem e ainda que os produtos de bebé cheirem todos bem, eles mexem em tudo. E muitas vezes, a consequência disso é cheirarem às coisas mais estranhas… Desde comida, a plasticina, ou uma mistura das duas! E o cheirinho doce… foi-se!





São tão diferentes, mudam tanto! Crescem sem parar e dão connosco em malucas! Ainda assim, mesmo havendo “vantagens” em ter um bebé, ter um pequeno reguila, traquina, barulhento e que dá imenso trabalho a correr pela casa, é a garantia de sorrisos todos os dias. 

(Imagem: www.pinterest.com)


Comentários

Mensagens populares