Montessoriando (mais ou menos) #4 (Learning board)

Cá por casa continuamos a Montessoriar! Tal como falei aqui, aqui e aqui, o Método Montessori, tem feito sucesso, e é uma maravilha vê-lo a desempenhar pequenas funções ou tarefas com sucesso. E é igualmente maravilhoso vê-lo orgulhoso duma tarefa bem sucedida!

E na verdade, algumas destas coisas dão-me imenso trabalho numa fase inicial mas acabam por compensar mais tarde. Quando eles percebem na totalidade as funções e o propósito de determinada tarefa, acabam por cumpri-la facilitando-nos avida.

Como por exemplo, o cantinho da Higiene que fiz e vos falei aqui, no inicio implicava água por todo o lado, escovas de dentes a voar pela casa a fora, e brincadeiras com cremes e pasta dos dentes, agora já não é assim. Em pouco tempo, o cantinho da higiene cumpre o seu propósito. Basta-me dizer: “Vamos lavar as mãos” ou “Vamos lavar os dentes” que ele dirige-se para lá, espera calmamente que lhe coloque a água e de forma calma e ordeira, lava as mãos ou os dentes e pronto. De resto, não vai mais para ali chafurdar ou dar-me cabo da cabeça! Tornou-se útil! Ele ganha alguma independência, e fica super orgulhoso de saber fazer estas pequenas coisas sozinho! É um orgulho! 

Outra actividade famosa pelo mundo Montessori são os “Learning Boards”  ou “Busy Board” (Quadros de Aprendizagem ou Quadro de ocupação)
A ideia é mais uma vez separando por temas, criar um quadro com pequenas “coisas para eles fazerem”, por exemplo:


Neste quadro, super simples, estão os botões, atacadores e fechos.
Eles ficam entretidos a prender e soltar e tentar, e apertar, e em simultâneo, aprendem a apertar sapatos, fechar fechos, molas etc…
E a parte melhor disto tudo é que é uma coisa simples de se fazer lá por casa. Olhem à vossa volta, e vão de certo encontrar um monte de coisas que podem usar para fazer os vossos. A sério! Tentem!

Para vos facilitar a vida, deixo-vos aqui algumas ideias.

A regra é simples: O conteúdo do quadro implica uma tarefa, e são idealmente separados por temas! E é só isto! Divirtam-se a fazê-los e a vê-los superar desafios! Vale muito a pena!








E então? Vão meter mãos à obra?!?

(Imagens: Pinterest)



Comentários

Mensagens populares