Colhemos o que semeamos!?

Acredito que sim! Acredito que em tudo na vida, é só uma questão de tempo até colhermos aquilo que semeamos.

E no que toca às nossas crianças não é excepção! Em tudo!
Quando o Vasco nasceu optei por tentar incutir nele uma rotina de sono noturno rígida. Dei muito colo, passei horas com ele ao colo, ou na mama, ou deitados lado a lado, mas a regra foi sempre a mesma. Às 21H estávamos ambos no quarto, de luz reduzida e sem barulho.  Nunca, desde o primeiro dia isto falhou e nunca saímos sequer do quarto. Nunca fomos ver tv para a sala a meio da noite nem brincar, nem nada que fugisse da “rotina” do sono.

Foi uma escolha, uma opção! Dispensei muitos jantares tanto com amigos como com a família. Não fui a muitos sítios, não fui “dar uma voltinha”, ou àquela “feirinha local”… Não fiz nada! Há quase 2 anos que o meu dia acaba às 21H (SEM EXCEPÇÃO!)

Acredito que é também por isto (digo também porque não acho que seja o único factor… ), que o Vasco é muito certinho com o sono. Quando chega à sua hora, vai para a caminha, e dorme toda a noite, permitindo-me também descansar. (Uma das coisas que mais dificulta o trabalho de mãe é a privação do sono!) No fundo, acredito que uma boa noite de sono é a minha “recompensa” por todas as coisas das quais me privei!
E há vários exemplos assim que temos vivido cá em casa. Um outro exemplo é a autonomia!

Desde muito pequeno que deixo o Vasco fazer certas coisas que nem toda a gente acha bem! Sou bastante criticada por isso. O Vasco participa diariamente nas tarefas da cozinha, por exemplo. Tal como falei aqui, criei-lhe até condições para isso. Ajuda a lavar a loiça, e coloca a loiça na máquina… Sim! O meu bebé coloca a loiça na máquina para lavar. Obviamente, não o pode fazer sozinho, e precisa da minha ajuda, mas ele gosta de participar, e eu deixo.

Outro exemplo são facas! Nunca impedi o Vasco de pegar numa faca! Claro que falo de facas que não cortam, não sou doida para lhe dar facas afiadas ou de serrilha (escusam de chamar já a Segurança Social). Mas sim, deixo-o pegar e manusear facas, sempre debaixo de olho e ensinando-o como se faz.

As portas lá de casa estão sempre todas abertas! Não lhe limito o acesso à cozinha, casa de banho, dispensa ou qualquer outra área da casa!
Antes de andar ensinei-o a subir e descer da cama e até escadas!

Claro que lá por casa de vez quando parte-se loiça, encontro todo o tipo de géneros alimentares espalhados por todas as divisões da casa, espalha-se rolos de papel higiénico, as escovas de dentes às vezes aparecem na cama, há muitas coisas que desaparecem por semanas inteiras, e descubro todo um mundo debaixo do sofá!
Já acham que sou maluca?!
Pois bem!

Dar-lhes autonomia requer coragem, confiança e dá muito trabalho! Dá! Mas compensa.
Actualmente o Vasco é capaz de:

·         Descascar algumas peças de fruta (clementinas por exemplo)
·         Ir ao frigorífico buscar a fruta que lhe apetecer
·         Arruma a loiça na máquina de lavar e até nem arruma nada mal
·         Lava os seus dentes e mãos (depois troca a roupa molhada)
·         Arruma os seus próprios brinquedos (duma forma geral)
·         Coloca a sua fralda suja no lixo
·         Ajuda-me a carregar sacos – Basta ver-me de saco na mão que quer sempre ajudar!

Dá muito trabalho mas compensa… Compensa em vários sentidos. Não só com o facto de eles começarem a desempenhar pequenas tarefas sozinhos, mas também porque estamos a “puxar” por eles… a desenvolver os seus pequenos cérebros, a fazer deles pequenos ser pensantes, úteis e colaborativos e principalmente porque eles adoram participar e sentirem-se incluídos. E para isso, basta ver o seu sorriso quando lhe é permitido ajudar!


E vê-los crescer, desenvolverem-se, envolverem-se nas rotinas diárias da família, desempenharem tarefas simples, é tão mas tão gratificante!


Comentários

Mensagens populares