Coisas que aprendi a não fazer em frente ao meu filho


Os miúdos conseguem ser autênticas esponjas!
Grande parte das suas acções e reacções são por repetição. E é muito por isso que os filhos são muitas vezes espelhos dos pais! Somos aquilo que vemos. Está-nos intrínseco.

Assim, e porque todos nós temos um pouco da velha máxima: “Faz o que eu digo, não faças o que eu faço”, cedo reparei que há alguns comportamentos com os quais devemos ter algum cuidado para que não seja repetido pelos nossos filhos:

*Atirar o lixo para o chão – esta é aquela que além de ecologicamente correcta é muito útil. É que falando de crianças pequenas, é um bom hábito que estamos a incutir neles. Saberem de antemão que as coisas não se atiram para o chão, ajuda a que não só não sujem a rua e a própria casa como ajuda a torna-los a ser mais arrumados e ter o hábito de apanhar os brinquedos do chão. Ainda há demasiadas pessoas com este mau hábito.

*Discussões familiares – Considero que discutir pode ser saudável e faz até algum bem às relações familiares. Sejam elas conjugais ou não. Sinto que faz parte. Ainda assim há assuntos que podemos poupar aos mais novos. Não só os protegemos de formas de falar talvez mais efusivas, e não lhes ensinamos por exemplo a gritar ou a falar mal para alguém como também os protegemos de assuntos que podem ter alguma dificuldade em compreender.

*Tomar medicamentos – Não seja o caso de por algum motivo ele encontrar (em casa ou na casa de outra pessoa) algum comprimido e tomar a iniciativa de tentar. Mais uma vez, ensinar pelo exemplo. Eu por exemplo, em pequena, tomei uma caixa inteira de pílulas da minha mãe. Pelo sim pelo não, tenho os armários de casa protegidos, mas não controlamos todos os sítios a que vamos. 

*Tratar mal terceiros – Esta às vezes é difícil de controlar. No transito por exemplo, para alguém como eu que faz a IC19 diáriamente é muito difícil não chamar nomes a 2 ou 3 condutores imprudentes e afins. Mas ao chamar nomes, ou dizer palavrões aos outros estou a dar um péssimo exemplo e por isso tento evitar. Cantar musicas de ódio em Inglês pode ser uma solução. Por isso se virem uma maluquinha no trânsito a cantar em altos gritos o “Feelings” na versão dos Offspring, já sabem… sou eu!

*Não cumprir as regras de trânsito – Não só enquanto condutores mas principalmente enquanto peões. Não andar na estrada (mesmo quando estamos naquelas vilas pequenas e em ruas em que não há trânsito), atravessar sempre na passadeira (mesmo que fique mais longe), e recentemente tivemos um episódio engraçado. Estávamos numa estrada, com um passeio pequeno e muito pouco trânsito. Ao passar um carro disse ao Vasco que tinha que se encostar á parede. A partir daquele carro todos  nós fomos obrigados a encostar-nos à parede sempre que passava um carro – Aprendeu depressa!

*Não usar corretamente os dispositivos de segurança – Cintos de segurança e cadeiras de crianças! São coisas das quais nunca abrimos excepções. Nunca deixo de colocar o cinto, por mais pequena que seja a distância, da mesma maneira que ele vai sempre na sua cadeirinha e com o cinto colocado. Sem excepções!
São coisas pequenas e simples, e a estas podiam acrescentar-se muitas outras. Estas são algumas bases, porque os miúdos absorvem tudo, e cabe-nos a nós pais, guiar pelo exemplo.
Que mais acrescentariam a esta lista?!



Sigam também no Instagram: https://www.instagram.com/seilaeusermae/

Comentários

Mensagens populares