Manobra de Kristeller - Contra a Violência Obstétrica

Se não sabem o que é a Manobra de Kristeller tenho-vos a dizer que são umas felizardas!

A Manobra de Kristeller é um procedimento arcaico, perigoso, ineficaz e desumano praticado em muitos partos! 
Sim é isto e muito mais  que penso deste procedimento ESTÚPIDO!


Aqui está o que diz a WikiPédia:
"Manobra de Kristeller (ou técnica de Kristeller) é uma manobra obstétrica executada durante o parto que consiste na aplicação de pressão na parte superior do útero com o objetivo de facilitar a saída do bebê."
É importante ressaltar que "A manobra de kristeller é reconhecidamente danosa à saúde e, ao mesmo tempo, ineficaz, causando à parturiente o desconforto da dor provocada e também o trauma que se seguirá indefinidamente” 


(Imagem: temosquefalarsobreisso.wordpress.com)


Esta foi a pior coisa que aconteceu na minha vida! Este é o principal motivo pelo qual continuo a considerar o meu parto horrivel, e é ainda o principal motivo de trauma do Sr. Pai da Criança. 

Infelizmente esta técnica é ainda muito aplicada um pouco por todo o lado, muito devido ao desconhecimento que a maior parte das mulheres tem sobre isto. Muitas mulheres não sabem, mas esta técnica é anti-natural, danosa e pode ser recusada! Mas a verdade é que na hora, ninguém vos pergunta nada! Fazem-no e pronto! Fizeram-me e pronto! 
Sem perceber como, quando ou porquê, quando dei conta tinha não uma, mas duas enfermeiras (sim, enfermeiras e não obstetras) em cima de pequenos escadotes, uma de cada lado da maca, a pressionar, não com as mãos, mas com os cotovelos no topo da minha barriga!
Tenho-vos a dizer que a dor é inexplicável... dilacerante... prefiro entalar as duas mãos na porta dum carro! Esta foi a unica coisa que me custou e doeu durante o parto. Este foi um momento doloroso, confuso e violento! 
Eu não fazia ideia do que se estava a passar, e por isso recomedo: 
Informem-se! Informem-se bem, sobre esta técnica, sobre se a mesma é aplicada no hospital que escolheram e ainda sobre se pretendem permitir que vos apliquem ou não!
Comigo é simples: Nunca voltarei a permitir que me façam isso! Jamais! 

Em caso de dúvidas podem sempre consultar 

Humpar - Associação Portuguesa pela Humanização do Parto

para que actos desumanos e não autorizados como este deixem de acontecer duma vez por todas! 

 Contra a Violência Obstétrica SEMPRE!


Comentários

Mensagens populares