Fase "dá cabo das costas!"

Com bebés tudo funciona por fases. 
E quando achamos que dominamos "aquela" fase, eles passam para outra... 
Nos primeiros três meses é a fase mais dura... O chamado quarto trimestre! A fase  de habituação tanto dos pais ao bebé, como do bebé ao mundo exterior... É também a fase das cólicas (à qual felizmente passei ao lado). 
Dos 3 aos 6 meses, é a fase de desenvolvimento. Eles começam a descobrir tudo e mais alguma coisa.. Cores, texturas, sons... Começam também a mexerem-se mais e eventualmente a nascer dentinhos. Com a cria lá de casa, os primeiros dentes despertaram por volta dos 4 meses e não deram grande "trabalho". Mas há bebés que têm imensas dores, e acabam por fazer febres já que os dentes baixam as defesas. 
Dos 6 aos 9 os movimentos mudam de figura...É também aqui que (supostamente) começa a introdução de alimentos (para quem dá leite materno em exclusivo) e todo um mundo novo para a mãe! Sopas! Qunatidade?! Como é que se faz?! Que ingrediente posso dar!? Quantos ingredientes!?!? - Drama, drama, drama como só uma recém mãe sabe inventar. Começam também a sentar-se sozinhos e a descobrir que conseguem fazer coisas fantásticas como passar objectos de uma mão para a outra, bater com coisas umas nas outras para fazer barulho e coisas do género. 
Depois dos 9 meses, quando a mãe já domina as sopas com uma perna às costas vem a fase do "Dá cabo das costas!"
É onde estamos agora! 
A cria não está de todo inclinada para gatinhar... rasteja à tropa, mas levantar o rabiosque não é para ele... Já andar.... O que ele adora!
O rapaz descobriu que sabe andar, e não quer outra coisa! Tem força nas pernitas e sabe perfeitamente o que fazer com os pés... Falta treinar o equilibrio. Aguenta-se bem sozinho mas parado... e que criança é que quer ficar parada!?!? Nenhuma, ponto!
O resultado é dar cabo das costas da mãe e do Sr. Pai da criança que se vão revezando para que ele treine o andar! Estar sentado é para bebés! 
Ainda agora começou já andamos os dois com as costas feitas num kilo de açucar mascavado... Espera-nos um verão dificil! Mas é esta a fase em que estamos agora! Noite após noite, andamos os dois de costas dobradas, a segurar-lhe nas mãozitas enquanto ele percorre a casa toda delirante daquilo que vai descobrindo no seu caminho! Percorre a casa toda (que felizmente não é grande) e já pôs a mãe a "armadilhar" a casa com protecções para bebés... Mexe em tudo, distrai-se com nada e não pára de sorrir... E nós, ainda que com dores nas costas, gozamos o prato, com o quanto o tempo passa depressa, e ainda há tão pouco tempo ele não passava de uma "ideia" e agora, já (literalmente) anda por aí dum lado para o outro. É tão, mas tão giro! Valha-nos o voltaren!

(Imagem: barrigasdeamor.pt)

Comentários

Mensagens populares