As mães são tão irritantes...

Acredito que para quem não é mãe, nós mães somos uns seres esquisitos estranhos e inconstantes...
E devem pensar (tal como eu pensava antes de ser mãe) que nós somos umas parolas convencidas que achamos que sabemos coisas que quem não tem filhos não sabe, ainda que tenham vivido intensamente a gravidez e filhos das irmãs e melhores amigas etc etc etc... 
Várias vezes quando falo da minha experiência oiço coisas como "Eu sei bem Filipa, não te esqueças que eu tenho 2 sobrinhos"... e era isto que eu dizia também!

Devemos ser do mais irritante que há!

Como se não bastasse o facto de não sabermos falar de mais nada além de grávidas e bebés, acabamos por ser todas enfandonhamente iguais!
Somos todas melhores que a vizinha, porque fazemos papas caseiras, ou usamos fraldas reutilizáveis, ou não damos chucha, ou não saímos com eles à noite ou sei lá eu mais o quê... (e não, não faço quase nada disto - devo ser má mãe!)
Estamos todas muito cansadas, e muito mais cansadas que qualquer pessoa que não tenha filhos, tanto que dizemos prontamente, a todo o instante "espera até teres filhos e vais ver!"
Somos completamentamente apaixonadas por pessoas pequeninas que sujam-se e choram e dão imenso trabalho mas não nos cansamos de falar de como os amamos, de como são especiais e de como nos encantam e mais uma vez andamos por aí a gritar aos 4 ventos "Quando fores mãe vais perceber!"

Ora é amor, ora é cansaço! Que seca!

Somos prepotentes e convencidas! Achamos que sabemos coisas que outras mulheres não sabem. Temos a mania e somos chatas, pirrónicas e irritantes!

E é com orgulho que o somos! 

A parte complicada é que é completamente impossivel definir o que é ser mãe, sem usar clichés ou parecermos convencidas e coisas assim. É impossivel explicar o sentimento e a relação entre mãe e filho... tão impossivel que nem pai lá chega! É impossivel fazer entender que sim, estamos exaustas e sim temos sempre mil coisas para fazer mas que toda esta exaustão é compensada por um simples sorriso, um cheirinho, um colinho... 

É tão estranho... tão dificil explicar!

Resta-nos aceitar que somos chatas, convencidas, prepotentes, aborrecidas, pirrónicas e irrintantes... Mas sabem que mais... 
Somos mães, nós aguentamos!





Comentários

Mensagens populares