Nem tudo é cor-de-rosa

Andei por aqui a "folhear" o meu blog e reparei que este mundo da maternidade parece deliciosamente Cor-de-rosa! E é, mas nem sempre!
Parece tudo cor-de-rosa porque sou de natureza uma pessoa positiva e otimista. Não sou de me "deixar ir abaixo" e acabo por tirar sempre o lado bom de tudo o que me acontece.
Tive uma gravidez saudável e tranquila, tenho um filho lindo e saudável e que felizmente "colabora" imenso com a Sra. sua Mãe. Não teve cólicas, não é de grandes choradeiras, come bem e dorme a noite toda desde 1 mês.
Mas nem tudo é cor-de-rosa...
Isto de ser mãe (principalmente pela primeira vez) tem muito que se lhe diga! A vida muda! MUITO! E não ajuda nada o facto de ter sido despedida pela primeira vez em 10 anos de trabalho quando estava grávida!
Dou por mim, numa vidinha muito diferente da minha... muito diferente daquilo que tem sido nos últimos 10 anos!
As rotinas mudam, os horários mudam, os hábitos mudam... nós mudamos!
Mudamos nós e mudam as pessoas que nos rodeiam. Não passa tanto pela questão de que quando entramos numa sala "ele" é a estrela. Sim é, mas ainda bem! "Quem meus filhos beija, minha boca adoça" e a atenção que lhe dão a ele, a mim preenche-me! Mas com a maternidade há sempre muitos "amigos" que pura e simplesmente desaparecem! Como se tivéssemos uma doença contagiosa que devesse ser evitado qualquer contacto. Fogem de nós a 7 pés, e é normal. É normal porque os nossos planos e a nossas conversas deixaram de encaixar em vidas que não têm filhos.
Outra coisa que muda, são os hábitos, horários e rotinas! Sei que disse aqui que cá em casa não há disso, mas há! Com filhos há sempre... Porque enquanto nós aguentamos a fome e desenrascamos uma sandes se assim tiver que ser, um bebé de 6 (quase) meses tem horas para comer... Porque se nós pensamos que o jantar de amanhã "Logo se vê", a sopinha dum bebé tem que estar feita! Porque nós adultos gostamos de dormir e não podemos, e eles precisam de dormir e não querem!
Ser mãe é enfrentar a mudança... é a vida pôr-nos à prova! É ter saudades de passear de mão dada numa noite fria, é querer tomar um café com as amigas e falar sobre sapatos e não sobre fraldas, é ir ao cabeleireiro apenas e só quando já não nos conseguimos ver ao espelho, é ter manchas de sopa e papa na nossa camisola preferida, é não ver um filme do principio ao fim sem interrupções com pipocas e um cigarro, é perder um quê de espontaneidade porque os bebés exigem preparação, é tomar banho à pressa e andar sempre de cabelo amarrado e unhas curtas, é perguntarmo-nos várias vezes "o que é que eu fui fazer?!", é sermos o nº2 para o resto das nossas vidas...
Sempre disse que não me tornaria na mãe caricatura com manchas de leite na roupa, cabelo espigado, sem maquilhagem, sobrancelhas por arranjar, roupa maltrapilha e com fraldas e chupetas na mala, mas é muito difícil não nos tornarmos em algo assim... Numa caricatura de uma mulher. Uma mãe,  Um resto de tudo o que já fomos!
Se compensa?! Sem dúvida alguma! Compensa e muito! Porque tudo isto acontece de forma natural... As nossas prioridades mudam, a nossa forma de estar... aquilo que queremos e não queremos fazer! Tudo muda!
Ser mãe é mais uma prova que a vida nos dá, e nem sempre é cor-de-rosa, mas quanto a mim: Faria tudo novamente!

(Imagem: www.pinterest.com)

Comentários

Mensagens populares