A vida e a morte

A vida e a morte, ao contrário do que seria de parecer têm muitas semelhanças. São semelhantes no modo de operar. A vida, pode ocorrer de mil e uma formas. A forma como nascemos... Há bebés de prematuros e bebés de termo, há partos normais, com ventosas e cesarianas. Há APGAR's de 4, como o Vasco e APGAR's de 9... Há partos rápidos e demorados, dolorosos e sem dor, com pontos e sem pontos e ainda com agrafos... Assim é a morte! Há mortes rápidas e mortes prolongadas, há mortes repentinas e mortes "esperadas"... Há mortes prematuras e mortes "próprias" da idade! Tanto a vida como a morte são pura e simplesmente imprevistas, e tanto a vida como a morte são sempre inesperadas! Nunca estamos efetivamente preparados para nenhuma das duas!
Assim, acho-as semelhantes... A única diferença entre a vida e a morte é o sentimento que provoca em nós! A vida, o nascimento de um ser é sempre motivo de alegria, animo, esperança... Já a morte deixa sempre um sentimento de tristeza, vazio e saudade!
Esta noite o Vasco perdeu uma Bisa-Avó! São poucas as pessoas que podem dizer que conheceram 4 Bisa-Avós! Sim 4! E nem o Sr. Pai da Criança nem eu somos os netos mais velhos, mas ainda assim, o Vasco conheceu 4 Bisa-Avós! Até hoje... Ele não se vai lembrar, nem tão pouco temos uma fotografia dos dois juntos para lhe mostrar... Mas vamos contar-lhe... Vamos falar-lhe da Avó Tija que já "meio taralhoca" como o alzheimer a deixou, mesmo quando mal aguentava consigo própria queria pegar no "nosso bebé" como ela o chamava!
Vamos contar-lhe de como tratou sempre tão bem do Sr. Pai da Criança... de como chorou a ultima vez que viu o Vasco. Desta vez não tenho que lhe explicar nada, mas chegará o dia em que terei que explicar ao Vasco algumas voltas que a vida dá, como a morte! Não sei como...
A Sra. Bisa-Avó da criança estava doente, acamada e à beira dum descanso merecido. Travou uma dura batalha contra as doenças que a atacaram sem dó nem piedade, mas nem todas as mortes são assim.
Estou a lidar com a morte pela primeira vez desde que fui mãe, e decidi não esperar pelo inesperado!
Sim, chamem-me parva se quiserem mas vou preparar-me para a morte! Não por mim, por ele! Vou deixar preparado e escrito diretrizes para quem ficar com o Vasco caso me aconteça algo inesperado! Vou deixar espalhadas pela casa "dicas" dos hábitos do Vasco, vou escrever uma carta fechada a ser aberta caso não esteja por cá!
A morte tomou uma dimensão completamente diferente depois de ser mãe! Não por mim, por ele, porque tal como a vida, a morte é imprevisível e inesperada!

(Imagem: www.bagagemdemae.com.br)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares