Respostas às perguntas que toda a gente faz

Depois de chegarmos à conclusão que toda a gente faz as mesmas perguntas (aqui), achámos: "Porque não responder-lhes já?!" 

As grávidas aceitaram o desafio, e segue o testemunho da Raquel. A ouvir estas perguntas pela segunda vez, merece ser a primeira a contar a sua história. 

"

  • O que é que deixaste de comer na gravidez?

Não sendo eu imune à toxoplasmose, na minha 1ª gravidez pesquisei em todo o lado sobre as suas causas e consequência e basicamente vivi toda a gravidez em pânico com a possibilidade de ser infectada. (isto apesar de na altura não ter gatos, nem ter jardim e de a minha obstetra ser super descontraída em relação a este assunto e dizer que a toxoplasmose não é tão fácil de ser transmitida como nos fazem crer) 
Então o que aconteceu foi que deixei de comer todo o tipo de enchidos, saladas , morangos, e carnes mal passadas. Depois, e neste caso por causa das intoxicações alimentares, deixei também de comer todo o tipo de marisco, sushi (e esta custou taaaanto), todo o tipo de receitas que levassem ovos crus, todo o tipo de molhos. Como se ainda me sobrassem muitas opções para alimentar a criança também deixei de comer: fast-food, enlatados, beber café e todas as bebidas com cafeína e claro, álcool (e esta custou mais que o sushi).
Escusado será dizer que nesta gravidez as coisas foram completamente diferentes... :) Excepção feita ao sushi, ao álcool e às saladas fora de casa, não me privei de mais nada e adivinha... continuo livre da toxoplasmose (mesmo tendo agora um gatinho em casa :P)



  • Quantos Kg aumentaste? 

Com tanta restrição alimentar seria de esperar que eu agora respondesse 5 kg, certo?... Errado! Comecei a gravidez com 45 Kg e terminei com 70 Kg, ou seja 25 Kg a mais no lombo!!! :O 
Gosto de me desculpar que este aumento parvo se deveu ao facto de ter passado 15 semanas de repouso absoluto, da criancinha só ter nascido às 41 semanas de gestação, e claro, ao facto de ter na mãe, na sogra e no marido, excelentes cozinheiros que não queriam que me faltasse nada :P
Isto na 1ª gravidez...Nesta, estou neste momento a entrar na 33ª semana e já cá cantam 15 Kg... Vou pelo mesmo caminho... mas desta vez estou de repouso desde as 8 semanas... (fica sempre bem dizer que a culpa é da sra. doutora ;P)



  • Até quando mantiveste a actividade sexual?


A actividade quê??????? 
Pergunta difícil essa... Deixa-me cá pensar... Se bem me lembro a última vez foi na concepção da criança... 
Não, as malditas das hormonas não me tiraram a vontade, nem o meu excesso de curvas tirou a vontade ao pai da criança... O que aconteceu foi que às 8 semanas de gravidez comecei a ter perdas de sangue, que se mantiveram até às 13 e que se deveram a um descolamento de placenta...Durante esse período obviamente fomos proibidos de manter relações sexuais e como já tinha histórico de 2 perdas gestacionais, a médica achou melhor prolongar essa proibição até à eco morfológica. Ora por essa altura já eu tinha ido parar mais uma dúzia de vezes às urgências com contracções, pro-lapso uterino e colo do útero curto. 
Trocando isto por miúdos: Sexo nem vê-lo, e até à criancinha nascer... (Se já é difícil aturar uma grávida, imaginem uma grávida em abstinência... pobre papá)



  • Sentes-te mais mulher desde que foste mãe?

Sinto-me mais completa, mais segura, mais forte (e mais frágil ao mesmo tempo), mais madura, mais responsável, definitivamente mais feliz!... mais mulher, não! Nunca achei que as mulheres que por opção ou por circunstâncias da vida não são mães, são menos mulheres por isso. Conheço grandes mulheres que não são mães, e infelizmente todos os dias vemos casos de "mães" que de mulheres têm muito pouco...



  • Quanto tempo demoraste para engravidar?

Todas as minhas gravidezes foram planeadas e quando assim é, um mês parece uma eternidade, mas a verdade é que no meu caso essa parte sempre foi fácil. 1ª gravidez: 2 meses, 2ª gravidez: 1 mês, 3ª gravidez: 2 meses; 4ª gravidez: 2 meses. Foi tiro e queda :)



  • Querias menino ou menina? O que sentiste quando descobriste o sexo? 

Sempre achei que queria ter um menino até a minha filha nascer :) Depois apaixonei-me perdidamente pelo mundo das meninas e agora no 2º filho sempre tive uma ligeira preferência por outra menina.
Acontece que logo na eco do 1º trimestre ficamos a saber que esperávamos um rapaz (com direito a foto da pilinha e tudo).  Fiquei igualmente feliz. O marido endoideceu (ele queria muuuuito um rapaz) e toca a comprar tudo azul e a despachar todo o enxoval da mana... Até que na eco do 2ª trimestre o Gil mostrou que afinal era uma bela duma Catarina :) O papá por pouco não desmaiou no consultório, eu confesso que adorei a ideia! :) 



  • Tiveste/tens  medo do parto?

Na 1ª gravidez nuca pensei no parto até ao dia do mesmo. Nunca foi para mim motivo de medo ou de ansiedade e no dia do nascimento da minha filha estive sempre calma e serena. O parto correu lindamente, foi rápido mesmo tendo sido induzido, e 5H depois de ter entrado no hospital a minha baby estava nos meus braços :) <3
Desta vez confesso que estou mais ansiosa e com mais medos... Tento não pensar no assunto e pensar que vai correr tão bem como da 1ª vez :)


  • Qual foi a melhor parte de estar grávida? 

Apesar de todas as minhas gravidezes terem sido difíceis, com internamentos incluídos e muitas semanas de cama, há qualquer coisa de mágico na gravidez que me faz adorar este estado :) Para  mim existem várias melhores partes... A 1ª é o teste positivo. Senti uma felicidade tão grande de cada vez que vi as 2 esperadas risquinhas rosa no teste que pensei que o meu coração não ia aguentar :) Depois a 1ª eco... Ainda não se vê nada, não se sabe se as coisas vão corre bem ou mal, mas ver um pontinho a piscar e saber que isso significa que ali está vida! Está o nosso bebé... É incrivelmente bom :) Depois todas as ecos que se seguem... Ouvir o coraçãozinho, ver o desenvolvimento do nosso bebé... Sentir os movimentos na nossa barriga... Talvez o que deixa mais saudades... (semanas depois do bebé nascer ainda acho que o sinto). Depois a cumplicidade que se cria com o pai do bebé... (isto se estivermos numa relação sólida claro). No meu caso, sempre nos aproximou e nos fez sentir ainda mais apaixonados um pelo outro. Um filho é uma prova de amor :) 
Para mim estar grávida tem muuuitas partes boas e só de pensar que esta é provavelmente a minha última gravidez já começo a ficar com saudades :(


  • Qual foi a pior parte de estar grávida?

Como não há bela sem senão, nem tudo são rosas durante estes 9 meses... Podia falar do cansaço extremo, dos enjoos, da azia, das hemorróidas, dos pés e das mãos inchados, mas para mim o pior é o medo. Acho que em determinada altura da gravidez todas as grávidas sentem medos... Seja de perder o bebé, de não ser boa mãe, que o bebé seja pequenino ou muito grande, medo do parto... No meu caso, e depois de perder 2 bebés, o medo é quase uma constante. Medo de ver sangue cada vez que vou à casa de banho, medo que o bebé pare de mexer, medo de não ouvir o coração cada vez que faço uma eco... Muito medo de perder o meu bebé. E é um medo que só passa quando finalmente o tenho nos meus braços e sinto que ele está bem... Para mim essa sempre foi a pior parte de estar grávida. Tentar controlar os meus medos e usufruir da gravidez...



  • Qual foi o comentário mais estúpido que te fizeram na gravidez?

Ui tantos... Esta dava para fazer um livro... As que mais me magoaram foram de pessoas próximas que sabendo das minhas perdas anteriores, quando lhes dei a noticia de estar novamente à espera de bebé disseram coisas do género: "não te dou já os parabéns porque as coisas podem não correr bem", ou "agora vê lá se tens cuidado"... Terrível... Um muito bom(que agora me faz rir mas na altura...) foi no dia em que tive alta depois da minha filha nascer, ainda no corredor do hospital. A bebé estava mais à frente com o pai e eu ia atrás mais devagar (por causa dos pontos) e uma senhora muito sorridente põe a mão na minha barriga e diz "está quase... quando é que nasce?" Tive um ataque de choro daqueles, e a sra coitada sem saber o que fazer... NA minha opinião, comentários sobre a gravidez, quanto menos melhor... :)


  • Achas que sabes ser mãe?

Siiiim! :) 
Acho que é daquelas coisas que não se aprende a ver livros ou a ouvir conselhos... As únicas pessoas capazes de nos ensinar a ser mães são os nossos filhos :) E ao mesmo tempo que lhes tentamos ensinar tudo o que podemos, aprendemos com eles tudo o que precisamos.
É uma ligação maravilhosa, um amor sem medida que nunca ninguém consegui explicar de forma real. É inexplicável. Há momentos de dúvida, em que questionamos se estamos a ser boas mães. Seja porque não temos tempo suficiente, ou paciência suficiente... mas acho que só o facto de nos questionarmos já significa que somos boas mães. 
Olhar para a minha filha, ver que ela é uma criança feliz, que me mima e abraça a toda a hora, que diz que me ama, que olha para mim com taaanto amor como nunca ninguém antes tinha olhado... Deixa-me com a certeza de ser uma boa mãe! Sei que não escolheria outra filha e que ela não escolheria outra mãe... e isso basta! :) <3


Raquel Peixoto
"



Gostaram da história da Raquel?! Se gostaram, prometo mais :D
Eu adorei! Obrigada querida 

Também queres participar? Queres que respondamos a uma pergunta que não está aqui? Fácil...  E-maila-me (E-mail me em português :P - Tens um formulário em do lado dto. :) )



Comentários

Mensagens populares