Gravidez não é doença

Gravidez não é doença, mas não é o nosso estado "normal". Falo muito deste assunto porque eu própria não tinha noção das limitações que uma gravidez podem impor, especialmente no terceiro trimestre, nem nunca compreendi bem a necessidade de prioridade para grávidas, até me calhar a vez.
Tenho tido o que muitos apelidam de uma gravidez santa, com poucos desconfortos associados, mas ainda assim, há coisas que começam a fazer-me ceder.
A barriga é grande, pesada e dura o que limita os movimentos, ao longo do dia, os pés incham, as costas parecem manteiga e a bexiga está constantemente apertada. 
Qualquer posição é desconfortável ao fim de 2 minutos, e não ter um wc por perto é um pesadelo. 
Neste momento as minhas saídas estão condicionadas a locais em que eu possa ir ao WC em segurança e numa questão de minutos. Porque o problema é mesmo esse... agora estou bem e no minuto a seguir estou prestes a escorrer pelas pernas abaixo. Imaginem que estão aflitas para fazer xixi há 2 horas depois dumas horas a beber cerveja.... sabem aquele momento que estão tão aflitas que até dói?! Pois é assim que uma grávida fica 1 minuto depois de ter vontade de fazer xixi... é desesperante!

Até agora, nunca usufrui de qualquer tipo de prioridades para grávidas, não passei à frente de ninguém para nada, ainda que o lugar já me tenha sido oferecido (felizmente ainda há mulheres que se lembram de quando foi a vez delas). 

Ontem fui dar um pequeno passeio ao final do dia, e antes de ir para casa tive que ir  comprar algumas coisas lá para casa... E no caminho, veio a vontade de fazer xixi. Cheguei ao Supermercado, e estava na porta do WC a funcionária da limpeza, encostada a descansar um pouco, pelo que passei por ela à velocidade da luz, directa a onde tinha que ir. Ao que a Sra. Antipática como tudo me diz: "Não pode ir aí. Eu tive agora a lavar o chão e vai sujar tudo outra vez..." 
Com a paciência tão limitada quanto a minha bexiga, perguntei: "Há outra Casa de banho a que eu possa ir?" 
Resposta: "Querem ir à casa de banho, vão em casa!"
Ora pois, do alto da minha barriga, perdi o que restava de paciência, compreensão, ou seja lá o que for... como se diz ao virar da esquina, estalou o verniz!
"Minha senhora, tenha paciência... Caso não tenha percebido estou grávida de quase 8 meses e ir a casa, por mais que eu prefira não é uma solução. Se o chão ficar sujo, lave-o outra vez que é para isso que lhe pagam. Agora com licença"

Fui!
Quando saí a Sra. estava furiosa e a reclamar comigo, de esfregona na mão, a exigir que eu fosse lavar o chão que tinha sujado. Como é ÓBVIO ignorei a ignorante e segui aos meus a fazeres.  

No primeiro trimestre somos pessoas "normais"... no segundo trimestre somos pessoas grandes, mas no terceiro trimestre... tenham paciência... 
Ir ao WC é uma urgência de primeira necessidade.... Estar em pé numa fila de supermercado é o equivalente a espetarem-nos 23 facas nas costas em simultâneo, e estacionar o carro longe do local onde vamos é o suficiente para que os nossos sapatos deixem de nos servir até lá chegarmos. 

Gravidez não é doença, é verdade, mas uma pessoa saudável também não é doente e pode ser simplesmente civilizada e compreensiva. Por vezes são 2 minutos....
Tenham paciência minha gente!
(Imagem: www.ruadireita.com)

Comentários

Mensagens populares