"Ai tão bom, fico muito feliz por ti!"

Quando dizemos a alguém que estamos grávidas é esta a resposta automática! "Ai que bom, fico tão feliz por ti! "... Da mesma maneira que é isto que dizemos quando alguém nos conta que está grávida, ou que vai ser pai!
Nunca percebi muito bem esta coisa... 
Cheguei a assistir, a casos assim: crianças de 16 anos, com gravidezes inesperadas, com os pais (crianças também) a "fugirem" das responsabilidades... E toda a gente diz na mesma: "Ai que bom...." 
Também conheço um caso que eu própria disse "Fico tão feliz por ti..." Ao que a grávida em questão me respondeu: "Obrigada. Agora não sei o que hei-de fazer... o meu namorado não quer o filho... e acabou comigo... e eu ganho pouco... "
Verdade seja dita, as crianças são sempre motivos de alegria. É sempre bom, e verdade seja dita ficamos mesmo felizes por quem nos dá estas noticias... 
No entanto, por vezes, o saber que se está grávida pode ser um balde de água fria... Um desabar do mundo que nos rodeia... tirarem-nos o chão... E nós, meros espectadores, ficamos muito felizes pela grávida, mas na verdade não estamos lá!
Não sentimos dores, não temos que ir ao médico, não temos que comprar artigos de puericultura, não nos incham as mamas, nada! 
Estar grávida é um momento muito nosso... é sem duvida a fase em que temos mais mimos e atenção, mas quem o sente na pele,(e por volta dos 7 meses nas costelas também), somos nós e só nós... 
Assim, e já há algum tempo, quando recebo a noticia de uma gravidez, tento perceber primeiro, se a gravidez é ou não bem vinda. Pode até nem ter sido planeada ou desejada mas ainda assim ser aceite de bom grado. Há uma forma de perceber... na cara da grávida! 
Claro que desde o primeiro minuto, que estou a pensar "Ai que bom, fico tão feliz por ti!" mas tento perceber primeiro se é ou não este o sentimento que devo ter.
Ontem soube de mais uma amiga grávida! Se é ou não uma gravidez desejada, não sei, mas pelos vistos é bem vinda. 
Lá soltei o meu "Ai que bom, fico tão feliz!" , mas o mais engraçado é que fiquei mesmo...
Desde que estou grávida, não consigo evitar ficar muito mais feliz e entusiasmada com as gravidezes que me rodeiam... é um sentimento verdadeiro e genuíno... e nem sempre precisam ser pessoas muito próximas de mim... Fico mesmo mesmo feliz!
Neste caso esta amiga pertence a um "grupo" de amigas... um grupo especifico, em que somos neste momento 3 a estar grávidas... Conhecemo-nos há 10 anos atrás em fases tão diferentes das nossas vidas... O "grupo" desfez-se mas algum contacto manteve-se. E é giro e emocionante e entusiasmante vermos umas às outras a mudar as nossas vidas, e as nossas escolhas, e é tão bom sentir que afinal não sou louca por me ter metido numa aventura destas, ou pelo menos a ser louca não sou a única. 
A minha amiga ainda quer manter o anonimato... Mas quando nos contou a novidade, foi claro! É uma gravidez bem vinda, e como tal, posso dizer à boca cheia: "AI QUE BOM, FICO TÃO FELIZ POR TI!" 



Comentários

  1. Amiga Filipa (porque me sinto no direito de assim te chamar)… 
    Este comentário anda para ser escrito desde que crias-te o blog, hoje com este post achei que se enquadrava pois também eu senti essa felicidade quando soube da tua gravidez… Não que sejamos as pessoas mais ligadas do mundo, nem se quer falamos todas as semanas e pensado bem nem se quer todos os meses… Mas gosto de ti de verdade, és daquelas pessoas que primeiro se estranha depois se entranha, e que sei que mesmo não tendo uma ligação normal de amigas, eu estou para ti como tu estás para mim… O mesmo sentimento tenho em relação à Xana, adoro a vossa loucura saudável, a liberdade com que falam e expressam sentimentos, a vossa sinceridade, a maneira como são unidas, adoro-vos… Talvez por isso assim que vi a tua publicação no facebook quando anuncias-te à maltinha o que aí vinha, tenha ficado de sorriso rasgado, por seres tu, por ser uma gravidez que não esperava (talvez fosse a última noticia que esperasse), por toda esta nova etapa que começou na tua/vossa vida… E fiquei feliz muito feliz vou adorar ver-te ser mãe, porque a contar pelo que vejo enquanto tia serás sem dúvida uma mãe maravilhosa e estás mais que preparada para o que aí vem…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh minha querida! Sabes que moras no meu coração! E alegra-me que o Vasquinho tenha por perto tias doces como tu! Beijoka grande!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares